Colonatos israelitas nos territórios palestinianos constituem crime de guerra, adverte a ONU

A ONU advertiu hoje Israel de que a criação e a expansão de colonatos nos territórios palestinianos ocupados constituem um crime de guerra e uma ameaça prática à criação de um Estado palestiniano viável.

Colonatos israelitas nos territórios palestinianos constituem crime de guerra, adverte a ONU

Os colonatos “equivalem a Israel transferir a própria população civil para os territórios que ocupa”, o que constitui “um crime de guerra”, afirmou o Alto-Comissariado da ONU para os Direitos Humanos num relatório divulgado em Genebra, Suíça.

Os envolvidos nas transferências de população “podem incorrer em responsabilidade criminal individual”, advertiu a agência da ONU no documento, que abrange o período de novembro de 2022 a outubro de 2023, segundo a agência francesa AFP.

O Alto-Comissariado considerou também que “a violência dos colonos e as violações relacionadas com os colonatos atingiram novos níveis chocantes e ameaçam eliminar qualquer possibilidade prática de estabelecer um Estado palestiniano viável”.

“A informação publicada esta semana de que Israel planeia construir 3.476 unidades habitacionais adicionais para colonos em Maale Adumim, Efrat e Kedar é contrária ao direito internacional”, afirmou o alto-comissário Volker Tuk, citado num comunicado sobre o relatório.

PNG // APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS