Cinco mil casas sem energia devido a avaria na capital moçambicana  

Cerca de cinco mil casas estão sem energia na capital moçambicana devido a uma avaria que afeta 10 postos de transformação, avançou a Eletricidade de Moçambique, em comunicado.

Cinco mil casas sem energia devido a avaria na capital moçambicana  

A avaria afeta Costa do Sol e Triunfo, área costeira da capital moçambicana, e parte do Bairro Ferroviário, nos subúrbios de Maputo, referiu a nota da EDM.  

“A EDM lamenta os transtornos que esta situação está a causar aos clientes afetados e ao público em geral (…) Contudo, Equipas Técnicas da EDM encontram-se no terreno de modo a restabelecer o fornecimento normal de energia elétrica às zonas afetadas, o mais breve possível”, acrescentou a EDM, pedindo que sejam observadas medidas de segurança nos bairros afetados, tendo em conta a chuva que se faz sentir na capital.

Sem avançar as causas desta avaria, a empresa pública moçambicana tem apontado o roubo de energia e a vandalização de infraestruturas elétricas como um dos “maiores desafios” da empresa, alertando que a situação ameaça o alcance da meta de acesso universal à energia a todos os moçambicanos até 2030.

Em 2022, a EDM perdeu cerca de 41 milhões de meticais (584 mil euros) em resultado de 265 casos de vandalização de infraestruturas elétricas registados no país, de acordo com dados da empresa divulgados este mês.

Somados os prejuízos do roubo de energia e vandalização de infraestruturas elétricas registados nos últimos quatro anos, a instituição “perdeu a oportunidade de fornecer energia” a mais de 500 mil novos clientes, referiu a EDM na altura.

EAC // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS