Cinco detidos junto ao parlamento da Argentina após aprovação inicial de reformas

Cinco pessoas foram detidas junto ao parlamento da Argentina, após a aprovação na generalidade do vasto conjunto de reformas económicas do Presidente ultraliberal argentino, Javier Milei, conhecida como ‘lei omnibus’

Cinco detidos junto ao parlamento da Argentina após aprovação inicial de reformas

A Polícia Municipal da capital, Buenos Aires, disse que deteve quatro adultos e um menor na Praça do Congresso, por terem vandalizado uma sucursal do Banco Patagónia, avançou o jornal ‘Clarín’.

A polícia respondeu com o uso de gás lacrimogéneo, após manifestantes terem queimado contentores do lixo, um colchão e as cercas de madeira que rodeiam o Congresso argentino, além de tentarem atacar um deputado.

Assim que terminou a votação, várias pessoas tentaram agredir à porta do parlamento José Luis Espert, deputado do Libertad Avanza, o partido de Milei, e um dos principais rostos do debate.

Espert foi obrigado a atravessar a rua para se refugiar num outro edifício, acompanhado por guarda-costas que impediram o ataque.

Os protestos levaram ainda ao corte do trânsito numa das principais avenidas de ligação ao parlamento, com agentes da polícia municipal e federal a tentarem controlar a situação disparando gás lacrimogéneo e balas de borracha.

A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, prometeu que os manifestantes que “queimaram bens públicos, atiraram pedras e atacaram agentes policiais” serão alvo de processos criminais.

“Vamos apresentar queixa-crime e pedir a identificação de todos aqueles que queimaram bens públicos atirando pedras, destruindo tudo por onde passavam e agredindo agentes policiais”, indicou a ministra, nas redes sociais.

Bullrich acrescentou que “as organizações devem pagar pelos danos causados e pelas despesas da operação. Quem faz, paga”.

A ministra encerrou a mensagem elogiano o profissionalismo das forças de segurança.

Na sexta-feira, a câmara baixa do parlamento da Argentina, a Câmara dos Deputados, aprovou na generalidade, com 144 votos a favor e 109 contra, a lei ‘omnibus’, mas os mais de 300 artigos ainda terão de ser debatidos artigo a artigo na terça-feira.

VQ // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS