Chefe da diplomacia chinesa e russa discutem Ucrânia e Gaza

O Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, disse hoje ter abordado a situação na Faixa de Gaza e na Ucrânia com o homólogo russo, Sergei Lavrov, que se encontra em Pequim.

Chefe da diplomacia chinesa e russa discutem Ucrânia e Gaza

“O Ministro dos Negócios Estrangeiros Lavrov e eu tivemos uma troca de pontos de vista aprofundada sobre uma série de importantes questões internacionais e regionais, incluindo a Ucrânia e o conflito israelo-palestiniano”, disse Wang em conferência de imprensa.

O responsável notou que, sendo “um país grande e responsável”, a China “decide sempre a sua posição de forma independente e autónoma”.

“Ao mesmo tempo, como força em prol da paz e estabilidade, a China desempenhará sempre um papel construtivo na cena internacional e nos assuntos multilaterais, sem nunca deitar achas para a fogueira e muito menos tirar partido dela”, vincou.

Nos últimos anos, a Rússia e a China intensificaram a cooperação económica e os contactos diplomáticos. A parceria estratégica entre os dois lados também se tornou mais forte desde a invasão da Ucrânia.

A China defende uma solução política para acabar com os combates na Ucrânia e apresenta-se como parte neutra no conflito.

Pequim apela ao respeito pela integridade territorial de todos os Estados, incluindo a Ucrânia, mas nunca condenou publicamente a Rússia pela operação militar.

A China também apela regularmente a um cessar-fogo na Faixa de Gaza para garantir a segurança dos civis.

Sergei Lavrov chegou à China na segunda-feira para uma visita oficial de dois dias.

 

JPI // CAD

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS