Cerca de uma centena de migrantes tentam entrar na Europa através de ilhota grega

Cerca de uma centena de migrantes foram hoje avistados pela polícia grega em Gavdos, uma ilhota a sul de Creta que, nos últimos meses, se tornou porta de entrada na Europa para requerentes de asilo que partem da Líbia.

Cerca de uma centena de migrantes tentam entrar na Europa através de ilhota grega

“As autoridades portuárias de Creta foram informadas na madrugada de quarta-feira [hoje] da presença de um grupo de 91 migrantes em Gavdos”, afirmou a guarda costeira, em comunicado.

Vinte e oito pessoas foram transferidas para um centro de acolhimento em Creta, a cerca de 30 milhas náuticas de Gavdos, e 63 pessoas vão permanecer num acampamento municipal temporário nesta ilhota, adiantou a mesma fonte.

A polícia também anunciou que deteve um jovem de 23 anos suspeito de estar envolvido no transporte e no tráfico de pessoas.

Ainda não foram fornecidos pormenores sobre a origem dos migrantes.

Segundo a imprensa local, quase 280 pessoas chegaram a Gavdos desde o fim de semana passado.

Com uma área de 30 quilómetros quadrados e apenas 50 habitantes, esta ilhota grega registou um aumento significativo no número de chegadas de migrantes nos últimos meses, provenientes sobretudo de Tobruk, na Líbia, a 170 milhas náuticas (cerca de 300 quilómetros) de distância.

Desde o início do ano, mil requerentes de asilo chegaram a Gavdos, incluindo muitos menores não acompanhados, segundo o Ministério das Migrações e Asilo grego.

A Câmara Municipal de Gavdos tem alertado para a falta de recursos adequados neste pequeno território para ajudar os migrantes, a maioria dos quais são oriundos de países africanos.

“Estamos sob pressão dos fluxos migratórios no sul de Creta” e “a capacidade dos centros para menores não acompanhados atingiu os seus limites”, garantiu a secretária de Estado do Ministério das Migrações, Sofia Voultepsi, sublinhando que Gavdos e Creta se tornaram num destino para migrantes como aconteceu nos últimos meses com a ilha italiana de Lampedusa.

A Grécia, a par de Itália, Espanha ou Malta, é conhecida como um dos países da “linha da frente” ao nível das chegadas de migrantes irregulares à Europa.

A Grécia é abrangida pela rota migratória do Mediterrâneo Oriental, normalmente efetuada entre as costas turcas e o território grego.

PMC // SCA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS