Candidato a comissário do Clima admite desconsideração com países do sul nos apoios da pandemia

O antigo vice-primeiro-ministro neerlandês Wopke Hoekstra, agora candidato a comissário europeu da Ação Climática, reconheceu hoje falta de consideração da sua parte para com Portugal e Espanha relativamente à emissão de dívida conjunta durante a pandemia.

Candidato a comissário do Clima admite desconsideração com países do sul nos apoios da pandemia

Perante as duas comissões do Parlamento Europeu (PE) que avaliaram as competências do antigo governante dos Países Baixos como sucessor de Frans Timmermans, Wopke Hoekstra fez referência a comentários que tinha feito em março de 2020, quando a pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 começou a alastrar, e considerou que poderia ter “atuado de maneira diferente”.

“Enquanto ministro, trabalhei em estreita colaboração com parceiros de toda a Europa e sempre tentei unir os interesses nacionais e europeus. Quero reconhecer que isto nem sempre funcionou bem e que no princípio da pandemia não tive consideração suficiente das dificuldades de alguns Estados-membros e quero dizer-vos hoje que acho que devia ter atuado de maneira diferente”, referiu.

No início da pandemia, quando os 27 discutiam maneiras de fazer face à pandemia e aos efeitos que estava a ter nas economias de vários países do bloco, Hoekstra sugeriu uma investigação às economias que não tinham feito reformas suficientes para então lidarem com a emergência sanitária e consequências sócioeconómicas.

Na altura, Portugal, Espanha, Itália, entre outros países, criticaram o que consideraram ser a falta de solidariedade dos Países Baixos face a um problema que era supranacional.

Em causa estava a emissão de dívida conjunta a nível comunitário, à qual o Governo neerlandês se opunha.

Enquanto candidato a comissário para a Ação Climática, Hoekstra terá ainda de abordar as ligações que tem à petrolífera Shell e, na ótica de vários eurodeputados, a falta de experiência na pasta para o qual foi proposto, que a Comissão definiu como prioritária.

AFE // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS