Cabo Verde tem novo Regime Jurídico do Cadastro Predial

Cabo Verde conta a partir de hoje com um novo Regime Jurídico do Cadastro Predial, que quer evitar o registo incompleto de terrenos e imóveis, melhorar a respetiva avaliação e que integra normas especiais criadas em diferentes ilhas.

Cabo Verde tem novo Regime Jurídico do Cadastro Predial

“O presente diploma deu particular atenção ao cadastro diferido”, aquele em que faltam demarcações ou dados, “numa perspetiva de não alargar o seu âmbito, antes pelo contrário, pelos inconvenientes que acarreta em termos de segurança e confiança jurídicas”, refere-se no documento publicado no Boletim Oficial. 

Segundo a lei, “incumbe ao serviço competente, uma especial diligência no sentido de, sem pôr em causa o rigor necessário, evitar a inscrição de prédios nessa condição”.

O regime pressupõe “capacidade de decisão e grande persuasão” por parte das autoridades competentes, caso a caso, “junto dos particulares, no sentido de resolverem os problemas documentais da sua responsabilidade”.

A gestão cadastral passa ainda a integrar regras aplicadas em ilhas onde a falta de experiências de registo de imóveis tem obrigado a criar normas especiais.

“Com o início dos trabalhos cadastrais na Ilha do Sal e posterior alargamento à Boa Vista, Maio e São Vicente, tornou-se premente a necessidade da elaboração de normas especiais, face à inexperiência do país em trabalhos deste teor”, justifica.

A lei considera ainda que se torna necessário “enfrentar de vez” a forma como se determina o valor cadastral dos prédios: “a solução de partir do valor da matriz predial, na sua grande maioria determinado na época colonial, não parece desejável como caminho de modernidade”. 

Nesse contexto, torna-se responsabilidade do Serviço Central do Cadastro assumir as tarefas de regulamentação e investimento na capacitação dos técnicos envolvidos no processo de execução.

LFO // JMC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS