Brasil anuncia plano de 55 mil ME para reindustrializar país

O Governo brasileiro anunciou hoje um plano de investimento de 300 mil milhões de reais (55 mil milhões de euros) até 2026 com o objetivo de reindustrializar o país.

Brasil anuncia plano de 55 mil ME para reindustrializar país

O Estado brasileiro pretende disponibilizar linhas de crédito, conciliando com uma política de obras públicas de forma a estimular o setor produtivo do país, com recursos administrados por bancos e órgãos públicos.

 Utilizar recursos públicos para atrair investimentos privado e assim “reverter a desindustrialização precoce do país” é a missão, detalhou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, chefiado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Durante a cerimónia de apresentação do plano “Nova Indústria Brasil”, o chefe de Estado brasileiro, Lula da Silva, frisou ser importante que o Brasil tenha “de volta uma política industrial inovadora, totalmente digitalizada como o mundo exige hoje”.

O objetivo é aumentar a produção brasileira em setores-chave como o de medicamentos, onde a meta é elevar a participação da produção nacional de 42% para 70%, além de equipar 70% da agricultura familiar com máquinas fabricadas no país.

Além disso, o plano do Governo visa aumentar a percentagem de empresas digitalizadas dos atuais 23% para 90% e expandir a utilização de biocombustíveis no setor dos transportes em 50%, a fim de alcançar uma redução de 30% nas emissões de carbono pela indústria.

A indústria, cujo peso na economia brasileira tem vindo a diminuir nas últimas décadas, representa atualmente cerca de um quarto do PIB, que é maioritariamente alimentado pelo setor dos serviços.

 

MIM // MLL

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS