Borrell transmite apoio da UE a Arévalo antes da posse como presidente da Guatemala

O alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, reuniu-se com o presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo, na véspera da sua posse para lhe transmitir o apoio europeu, anunciou hoje o dirigente espanhol.

Borrell transmite apoio da UE a Arévalo antes da posse como presidente da Guatemala

“A minha visita reflete o firme compromisso da União Europeia com o povo da Guatemala e com uma democracia ameaçada que estamos aqui para defender e apoiar”, escreveu Borrell numa mensagem publicada através da rede social X.

O chefe da diplomacia comunitária, que está em viagem oficial ao país centro-americano, anexou uma foto em que aparece cumprimentando Arévalo, que toma hoje posse como presidente.

A cerimónia contará com a presença de nove chefes de Estado, incluindo o Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o do Chile, Gabriel Boric, e o Rei de Espanha, Felipe VI.

Arévalo venceu inesperadamente as eleições de 2023 e será presidente após frustradas as tentativas do Ministério Público da Guatemala de anular o resultado do sufrágio, em que derrotou a ex-primeira-dama Sandra Torres Casanova.

O Ministério Público argumentou que as eleições não deveriam ser válidas, alegando que as atas eleitorais utilizadas não eram as originalmente aprovadas pelo Tribunal Supremo Eleitoral, o que na sua opinião, constituía uma irregularidade.

Contudo, a 14 de dezembro passado, o Tribunal Constitucional da Guatemala, o mais alto tribunal do país, apoiou Arévalo e ordenou que a sua tomada de posse acontecesse durante este mês de janeiro.

Após as eleições, o presidente eleito alertou que o Ministério Público da Guatemala tentaria levar a cabo um “golpe de Estado” contra si.

A Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) também falou de uma “tentativa de golpe de Estado” por parte do Ministério Público, pelos seus esforços para anular os resultados das eleições.

PD // CC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS