Biden diz que “estabilidade da lei” dos EUA não permite anular direito ao aborto

O Presidente norte-americano, Joe Biden, disse hoje que a “justiça básica e a estabilidade da lei” no país exigem que o Supremo Tribunal não anule a decisão histórica de 1973 que reconheceu o direito ao aborto.

Biden diz que

Num comunicado divulgado um dia após o site noticioso norte-americano Politico ter noticiado, citando documentos confidenciais, que o Supremo Tribunal dos Estados Unidos (EUA) se prepara para anular a decisão de 1973 que permite às mulheres optarem por fazer aborto, conhecida por ‘Roe v. Wade’, Biden disse que não podia falar sobre a autenticidade do projeto de decisão, mas que o seu Governo está a preparar-se para todas as eventualidades.

Para ler depois
Por que é que os homens têm mais orgasmos do que as mulheres?
Os verdadeiros motivos por que os homens têm cada vez mais orgasmos do que as mulheres têm no estudo de Nicole Andrejek uma explicação aparentemente simples: crenças e mitos; os tais ‘macaquinhos no sótão’ (… continue a ler aqui)

“Se o Tribunal anular a decisão, caberá aos funcionários eleitos da nossa nação, em todos os níveis de Governo, proteger o direito de escolha de uma mulher”, disse o chefe de Estado. “E caberá aos eleitores eleger funcionários pró-escolha [nas eleições intercalares] em novembro. No nível federal, precisaremos de mais senadores pró-escolha e uma maioria pró-escolha na Câmara para adotar uma legislação que codifique o caso ‘Roe v. Wade’, que trabalharei para aprovar e sancionar”, acrescentou.

Em causa está um projeto de decisão que tem como redator o juiz conservador Samuel Alito e datado de 10 de fevereiro, que ainda está a ser negociado até à publicação, prevista para antes de 30 de junho, segundo o jornal Politico. O processo Roe v. Wade, que há quase meio século sustentava que a Constituição dos EUA protegia o direito da mulher a fazer um aborto, era “totalmente sem mérito desde o início”, de acordo com o documento obtido e citado pelo Politico.

“Acreditamos que Roe v. Wade deve ser anulado”, acrescenta Samuel Alito, para quem o direito ao aborto “não está protegido por qualquer disposição da Constituição” norte-americana. Se esta conclusão for aceite pelo Supremo Tribunal, os Estados Unidos voltarão à situação que existia antes de 1973, quando cada estado era livre de proibir ou autorizar a realização de abortos.

Dada a grande divisão geográfica e política sobre a questão, espera-se que metade dos Estados, especialmente no sul e no centro conservadores, proíbam rapidamente o procedimento. “Sejamos claros: isto é um projeto. É ultrajante, sem precedentes, mas não final: o aborto continua a ser um direito e continua a ser legal”, disse numa mensagem no Twitter a rede Planned Parenthood, que gere grande número de clínicas de aborto.

A composição do Supremo Tribunal foi profundamente alterada pelo ex-Presidente norte-americano Donald Trump, que em cinco anos nomeou três juízes conservadores, solidificando a maioria conservadora. Desde setembro, o novo Tribunal tem enviado vários sinais a favor dos opositores do aborto. Primeiro, recusou-se a impedir a entrada em vigor de uma lei do Texas a limitar o direito ao aborto às primeiras seis semanas de gravidez, por oposição a dois trimestres, ao abrigo do atual quadro legal.

Durante uma revisão de dezembro de uma lei do Mississippi, também a questionar o prazo legal para o aborto, a maioria dos juízes do Supremo deixaram claro que estavam preparados para alterar ou mesmo anular, por completo, o princípio de ‘Roe v. Wade’. O documento apresentado pelo Politico está relacionado com este caso e a publicação é uma fuga de informação rara para o Supremo Tribunal, onde o sigilo das deliberações quase nunca foi violado.

Impala Instagram


RELACIONADOS