Berlim insiste no esforço conjunto para ajudar Kiev a derrotar Moscovo

O chanceler alemão, Olaf Scholz, apelou hoje aos Estados Unidos e à União Europeia para que “façam mais” para ajudar a Ucrânia a defender-se da guerra de agressão da Rússia.

Berlim insiste no esforço conjunto para ajudar Kiev a derrotar Moscovo

“Temos de encontrar uma forma de fazer mais em conjunto”, disse Scholz aos jornalistas no aeroporto de Berlim antes de viajar para Washington para se encontrar com o Presidente norte-americano, Joe Biden, na sexta-feira.

A viagem ocorre numa altura em que um pacote de apoio à Ucrânia de cerca de 60 mil milhões de dólares (55,7 mil milhões de euros, ao câmbio atual) está bloqueado no Congresso dos Estados Unidos.

A UE chegou recentemente a acordo sobre um pacote de ajuda de 50 mil milhões de euros até 2027, depois de a Hungria ter levantado o seu veto.

“Chegou o momento de (…) dar à Ucrânia a oportunidade de se defender e, ao mesmo tempo, enviar um sinal claro ao Presidente russo [Vladimir Putin] de que não deve contar com a diminuição do nosso apoio”, disse Scholz.

O líder alemão insistiu que os aliados devem “enviar em conjunto nos próximos dias e semanas” a mensagem de que o apoio durará o tempo necessário e “será suficientemente substancial” para permitir a Kiev retaliar.

A Alemanha é o segundo maior contribuinte de ajuda à Ucrânia em termos absolutos, a seguir aos Estados Unidos.

Berlim praticamente duplicou o orçamento de apoio militar para mais de 7 mil milhões de euros este ano.

Scholz tem insistido com os parceiros europeus que devem intensificar os esforços para ajudar a Ucrânia, argumentando que a Alemanha não pode “carregar tudo às costas”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, também pediu na quarta-feira à UE que aumentasse rapidamente as entregas de projéteis.

Kuleba argumentou que a Ucrânia está sujeita a bombardeamentos russos contra infraestruturas estratégicas e civis numa base quase diária, durante uma visita a Kiev do chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell.

Lamentou também a situação confusa nos Estados Unidos devido à incerteza do resultado das negociações entre Biden e a oposição republicana sobre a disponibilização do pacote de ajuda à Ucrânia.

A Ucrânia tem contado com o apoio financeiro e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados também decretaram sanções contra os interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

PNG // SCA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS