Banco de Portugal quer que todos os cartões sejam emitidos com contactless

O Banco de Portugal quer que novos cartões de pagamentos passem a incorporar tecnologia ‘contactless’ à medida que vão sendo renovados, prevendo que no prazo de 3 anos que todos a tenham.

Banco de Portugal quer que todos os cartões sejam emitidos com contactless

Banco de Portugal quer que todos os cartões sejam emitidos com contactless

O Banco de Portugal quer que novos cartões de pagamentos passem a incorporar tecnologia ‘contactless’ à medida que vão sendo renovados, prevendo que no prazo de 3 anos que todos a tenham.

O Banco de Portugal (BdP) quer que os novos cartões de pagamentos passem a incorporar a tecnologia ‘contactless’ à medida que vão sendo renovados, prevendo que no prazo de três anos todos os cartões disponham já desta tecnologia.

Esta é uma das medidas que consta da Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho, para o horizonte 2022, hoje divulgada pelo BdP, produzida na sequência do trabalho desenvolvido pelo Fórum para os Sistemas de Pagamentos (FSP), a estrutura consultiva do regulador nesta área, que reúne os principais intervenientes nacionais na oferta e na procura de serviços de pagamento.

Segundo o documento, as entidades que emitem os cartões terão até dezembro de 2020 para incorporar a tecnologia ‘contactless’ nos novos cartões de pagamento emitidos e promover a sua ativação pelos utilizadores.

Neste momento, cerca de 50% do parque de cartões dispõe já desta tecnologia, pelo que se estima que dentro de três anos a totalidade dos cartões tenha ‘contactless’.

A partir de 2021, o foco irá abranger os terminais de pagamento automático (TPA), prevendo a estratégia que a tecnologia ‘contactless’ passe a ser incorporada nestes TPA e garantida a sua ativação.

A “Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho | Horizonte 2022”, visa contribuir para a implementação de soluções de “pagamentos seguras, eficientes e inovadoras no mercado português, promovendo a sua acessibilidade generalizada”, e assenta em quatro pilares, nomeadamente promover uma sociedade mais informada, potenciar os benefícios da transformação digital, adotar soluções de pagamento mais seguras e contribuir para um enquadramento regulamentar que promova a inovação e eficiência.

LEIA MAIS Covid-19: Turismo do Centro exige suspensão de portagens nas ex-Scut

 

Impala Instagram


RELACIONADOS