Autópsia ao corpo José Eduardo dos Santos já foi feita

O corpo do antigo Presidente de Angola José Eduardo dos Santos já foi autopsiado em Barcelona, depois da autorização judicial recebida na sexta-feira. Autópsia foi pedida pela filha do ex-presidente angolano, Tchizé dos Santos, por suspeitar das circunstâncias que levaram à morte do pai.

Autópsia ao corpo José Eduardo dos Santos já foi feita

Autópsia ao corpo José Eduardo dos Santos já foi feita. De acordo com a France-Presse (AFP), o porta-voz do tribunal de Barcelona confirmou que a ‘luz verde’ para a análise do corpo do antigo líder angolano foi concedida pelas autoridades na sexta-feira e que a autópsia já foi feita. O ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos morreu em 08 de julho, aos 79 anos, numa clínica em Barcelona, Espanha, após semanas de internamento.

O Governo angolano decretou sete dias de luto nacional e declarou que pretende fazer um funeral de Estado em Luanda, decisão a que se opõe uma das filhas, Tchizé dos Santos, afirmando que essa não era a vontade do pai, e que José Eduardo dos Santos não queria ser sepultado em Angola enquanto João Lourenço estiver no poder.

Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola, em 1979, e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo, pontuada por acusações de corrupção e nepotismo.

Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no governo desde que o país se tornou independente de Portugal em 1975.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS