Australiano Yang Jun sem forças para recorrer da pena de morte na China – família

O escritor australiano de origem chinesa Yang Jun não vai recorrer da pena de morte suspensa a que foi condenado por um tribunal de Pequim, anunciou a família, denunciando um sistema judicial desumano

Australiano Yang Jun sem forças para recorrer da pena de morte na China - família

O romancista e ‘blogger’, defensor da democratização da China, foi considerado “culpado de espionagem” pelo tribunal no início de fevereiro, uma acusação que nega.

A pena foi suspensa por dois anos. Na China, uma pena de morte suspensa é geralmente comutada para prisão perpétua após dois anos de prisão.

Nascido em 1965, este pai de dois filhos, com saúde fragilizada devido a um quisto num dos rins, disse à família que está sem forças para lutar contra as acusações de que é alvo.

“A apresentação de um recurso só iria atrasar a possibilidade de ele receber cuidados médicos adequados e supervisionados, após cinco anos de tratamento desumano e de uma falta abjeta de cuidados médicos”, declarou a família em comunicado.

“A deterioração do estado físico” de Yang não “lhe permite suportar mais dificuldades” em termos judiciais, acrescentou a nota.

A família do autor declarou que vai procurar tratamento médico para o “grave problema renal”.

Esta condenação pode vir a agravar ainda mais as relações entre a Austrália e a China, que se tinham deteriorado desde o ano passado.

“Continuaremos a defender os interesses e o bem-estar do Dr. Yang e a prestar-lhe assistência consular”, declarou hoje em comunicado a ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Penny Wong.

“Louvo a força demonstrada pela família e amigos durante este período”, acrescentou.

Também conhecido pelo pseudónimo Yang Hengjun, o escritor tornou-se cidadão australiano em 2002.

O antigo diplomata chinês foi detido durante uma visita à China em janeiro de 2019, quando vivia nos Estados Unidos.

CAD // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS