Antigo candidato à liderança da IL José Cardoso anuncia desfiliação do partido

O antigo candidato à liderança da IL José Cardoso anunciou hoje a desfiliação do partido, que acusou de desrespeitar os seus princípios, e considerou que está “montada uma fraude” para impedir alterações na Convenção estatutária de julho.

Antigo candidato à liderança da IL José Cardoso anuncia desfiliação do partido

“Ano Novo. Vida Nova. Tomei a decisão de me desfiliar da Iniciativa Liberal. Na Convenção Estatutária de 2020, depois de assistir nessa data à centralização de tudo no partido, disse aos membros mais próximos que ficaria até à seguinte convenção estatutária, para saber de forma inequívoca se a IL pretendia ser um partido liberal”, pode ler-se numa carta enviada por José Cardoso aos membros da IL, a que a agência Lusa teve acesso.

Segundo o antigo candidato à liderança da IL, os últimos desenvolvimentos confirmam que “está montada uma fraude para impedir alterações na Convenção Estatutária de julho”.

“Não posso dar cobertura a uma organização que tenta impedir os seus membros de decidir o seu futuro e que não respeita os seus princípios, ainda recentemente revistos, ao atropelar os princípios mais básicos democráticos como seja a separação de poderes e o direito à liberdade de expressão, ao impedir a existência de canais de comunicação interna entre os membros”, criticou.

Para José Cardoso, “os liberais não estão obrigados a estar num partido assim”, esperando ser “catalisador para encontrar a forma de participação partidária num projeto em que os princípios liberais sejam respeitados”.

José Cardoso era um dos porta-vozes da iniciativa “Estatutos + liberais”, que apresentou um projeto global de alteração aos estatutos — alternativo ao que foi aprovado pelo Conselho Nacional — e que iriam estar em discussão e votação na convenção que foi adiada devido à crise política.

Na convenção da sucessão a João Cotrim Figueiredo, que elegeu Rui Rocha há quase um ano, a lista L, do novo líder, alcançou 51,7% votos, enquanto a lista M, de Carla Castro teve 44% dos votos e a lista A, de José Cardoso, alcançou 4,3% dos votos.

JF // SF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS