Alemanha denuncia tentativas de espionagem militar sem precedentes

A presidente do Serviço de Contrainteligência Militar da Alemanha, Martina Rosenberg, denunciou hoje um recorde histórico de tentativas de espionagem, sobretudo sobre instalações militares e empreendidas pela Rússia e pela China.

Alemanha denuncia tentativas de espionagem militar sem precedentes

Rosenberg alertou que as Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr) estão a ser alvo de múltiplos cenários de ameaças, enquanto o Serviço de Contrainteligência Militar continua a detetar “inúmeras anomalias e tentativas de espionagem” por serviços de inteligência de outros países, segundo a agência de notícias Europa Press. O Serviço de Contrainteligência Militar detetou voos de drones sobre instalações militares da Bundeswehr e centros de treino militar ucranianos.

Ucranianos regressam a casa apesar de advertências para não o fazerem
Depois de a Rússia ter destruído cerca de 40% das centrais energéticas da Ucrânia, o inverno será duro. Mesmo assim, e a pesar de o governo ter pedido para que não o façam, seis milhões de refugiados ucranianos já regressaram a casa (… continue a ler aqui)

A mesma fonte exemplificou que o Ministério da Defesa informou que, nas primeiras horas do dia 01 de outubro, drones sobrevoaram repetidamente a área de treino militar de Wildflecken (Baviera), no sul da Alemanha. No final de agosto, de acordo com relatórios anteriores, os serviços de inteligência russos tentaram espiar o treino militar ucraniano com sistemas de armas ocidentais na Alemanha, tendo sido observados veículos suspeitos junto aos centros de treino de Idar-Oberstein (Renânia-Palatinado) e Grafenwöhr (Baviera).

Serviços de inteligência russos tentaram espiar o treino militar ucraniano com sistemas de armas ocidentais na Alemanha

Segundo Rosenberg, as atividades dos serviços de inteligência estrangeiros já estavam em “alto nível” antes de 24 de fevereiro de 2022, ou seja, antes do ataque da Rússia à Ucrânia. “O objetivo do nosso trabalho é detetar qualquer atividade de espionagem, especialmente dos serviços de inteligência russos e chineses, na fase inicial e combatê-la de forma eficaz, também em cooperação com autoridades nacionais e internacionais parceiras”, acrescentou.

Impala Instagram


RELACIONADOS