Agências de segurança dizem que navio foi atacado por mísseis ao largo do Iémen

Um navio foi atacado “por dois mísseis” ao largo das costas meridionais do Iémen, disseram duas agências de segurança marítima britânicas

Agências de segurança dizem que navio foi atacado por mísseis ao largo do Iémen

“A tripulação está livre de perigo e o navio dirige-se para o próximo porto de escala”, indicou a agência de operações comerciais marítimas do Reino Unido (UKTMO, na sigla em inglês), sem avançar pormenores.

O incidente registou-se antes das 04:00 (01:00 em Lisboa), numa zona onde os rebeldes Huthis do Iémen têm atacado, em diferentes ocasiões e ao longo dos últimos meses, navios que se encontram no mar Vermelho.

Uma outra agência de segurança, Ambrey, indicou que o navio graneleiro, com pavilhão das Ilhas Marshall, “visado por mísseis em dois incidentes separados”, foi atingido, tendo sofrido danos.

Desde novembro que os rebeldes Huthis dizem desencadear estas ações, no mar Vermelho e no golfo de Aden, contra navios que consideram ligados a Israel para apoiar os palestinianos na Faixa de Gaza, enclave cercado e bombardeado pelas forças israelitas em guerra contra o movimento islamita palestiniano Hamas.

Estes ataques obrigam numerosos armadores a suspender a passagem por esta zona, por onde transita 12% do comércio mundial.

Primeiro aliado de Israel, Washington voltou a designar os Huthis como “entidade terrorista” e lançou, em dezembro, uma coligação multinacional “de proteção” do tráfego marítimo.

Sem conseguir travar os ataques dos Huthis, as forças norte-americanas e britânicas desencadearam vários ataques no Iémen desde meados de janeiro.

Apoiados pelo Irão, os rebeldes Huthis controlam grande parte do Iémen, depois de quase uma década de guerra contra o Governo iemenita neste país pobre da península arábica, também ele confrontado com uma grave crise humanitária.

EJ // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS