25 Abril: Vasco Lourenço lamenta falta de progresso na justiça social

O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, considerou hoje que o país está muito melhor do que estava antes da revolução de 1974, mas longe do que devia estar em termos de justiça social.

25 Abril: Vasco Lourenço lamenta falta de progresso na justiça social

“A seguir ao 25 de Abril tivemos um avanço extraordinariamente grande, foi mesmo o campo onde houve um avanço maior, de uma maior igualdade entre as pessoas e tem vindo a decrescer e de que maneira”, disse aos jornalistas o capitão de abril, à margem da apresentação oficial do programa de comemorações dos 50 anos da revolução dos cravos, em Lisboa.

“O Serviço Nacional de Saúde foi uma das grandes conquistas que o 25 de Abril trouxe a Portugal, tem vindo a decrescer porquê, porque o privado — tal como fez em Inglaterra, tem vindo aqui a destruir o SNS. Agora, o país é aquilo que nós, em conjunto, temos conseguido fazer dele nestes 50 anos”, declarou.

Vasco Lourenço confessou, a este propósito, que não compreende as abstenções nas eleições: “Abster-se é permitir que o outro decida por nós. Temos de ser capazes de encontrar melhores soluções e não nos deixar enganar por frases oportunistas e populistas de quem já provou que quando esteve no poder fez muito pior”.

Questionado sobre a operação “Influencer” que levou à demissão do primeiro-ministro, e as ações sob investigação na Madeira, Vasco Lourenço manifestou o receio de que possa estar-se “a caminhar no sentido da judicialização da democracia”.

“O poder judicial tem o seu lugar, não pode fazer golpes de Estado”, declarou.

“Cuidado que estar a fazer julgamentos na praça pública, sem provas, estar a criar situações como se estão a criar, a democracia aí pode estar em perigo”, afirmou Vasco Lourenço, para quem a ação do Ministério Público tem sido “muito questionável”.

AH // ZO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS