Portugal regista 200 novos casos de diabetes por dia

Portugal regista 200 novos casos de diabetes por dia. Doença afeta mais de um milhão de portugueses. A diabetes mata entre dez a doze portugueses diariamente.

Portugal regista 200 novos casos de diabetes por dia

Portugal regista 200 novos casos de diabetes por dia. Doença afeta mais de um milhão de portugueses. A diabetes mata entre dez a doze portugueses diariamente. Em 2040, a diabetes afetará 1 em cada 10 adultos em todo o mundo.

A prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) é de 13,3%, isto é, mais de um milhão de portugueses. A este número somam-se mais de dois milhões de pessoas com pré-diabetes. Estima-se ainda que, cerca de 44% das pessoas com diabetes esteja por diagnosticar, segundo os dados da Direção Geral de Saúde (DGS).

Em média, a diabetes mata entre dez a doze portugueses por dia, revela o último relatório nacional da DGS, divulgado no âmbito do Dia Mundial da Diabetes. Em 2040, a estimativa é que a doença afete um em cada dez adultos, em todo o mundo, cerca de 642 milhões.

LEIA MAIS: ALERTA | Diabetes: Tiras de teste da glicemia recolhidas do mercado

Apesar dos múltiplos investimentos ao nível do diagnóstico precoce e dos avanços terapêuticos, a diabetes continua a envolver elevados custos económicos, sociais e humanos.

Recorde-se que, com vista ao reforço da prevenção e controlo da diabetes em Portugal durante os próximos cinco anos, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) estabeleceu, em maio de 2018, um compromisso de cooperação com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e as Administrações Regionais de Saúde (ARS) do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e do Algarve.  A cooperação entre a APDP, a ACSS e as ARS iniciar-se-á em janeiro de 2019, estendendo-se a 31 de dezembro de 2023, permitindo aos utentes com patologia de diabetes, identificados em cada ARS, que usufruam da oferta atual de prestação de cuidados de saúde disponibilizada pela APDP, nomeadamente consultas, tratamentos e exames.

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar reconhece contribuição do crómio para a manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue.

Impala Instagram


RELACIONADOS