Morreu o nobel da física Peter Higgs que propôs o bosão de Higgs

O Nobel da Física Peter Higgs, que propôs a existência da partícula do bosão de Higgs, morreu aos 94 anos, informou hoje a Universidade de Edimburgo.

Morreu o nobel da física Peter Higgs que propôs o bosão de Higgs

Peter Higgs previu a existência de uma nova partícula — o chamado bosão de Higgs — em 1964, mas levaria quase 50 anos até que a existência da partícula pudesse ser confirmada no Grande Colisor de Hadrões, que funciona no laboratório europeu de física de partículas (CERN).

A teoria de Higgs relacionava-se com a forma como as partículas subatómicas obtêm a sua massa, e é uma parte central do chamado Modelo Padrão, que descreve a física de como o universo é feito.

O vice-chanceler da Universidade de Edimburgo, Peter Mathieson, disse que Higgs, que nasceu na capital escocesa, era uma pessoa notável.

“Um cientista verdadeiramente talentoso cuja visão e imaginação enriqueceram nosso conhecimento do mundo que nos rodeia”, enalteceu, acrescentando que “o seu trabalho pioneiro motivou milhares de cientistas e o seu legado continuará a inspirar muitos mais nas gerações vindouras”.

 

MCA // ZO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS