Marcelo: “Desejo que seja a última renovação do estado de emergência”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou, esta quinta-feira, a renovação do estado de emergência por mais 15 dias, até 2 de maio.

Marcelo:

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou, esta quinta-feira, a renovação do estado de emergência por mais 15 dias, até 2 de maio.

“Acabo de assinar a segunda – e desejo que seja a última – renovação do estado de emergência, até 2 de maio. Estamos mais próximos do mês de abril, decisivo para esta segunda fase”, afirmou Marcelo.

O presidente da República enumerou as 3 principais razões pelas quais o país vai continuar essencialmente fechado. «A nossa tarefa dos lares precisa de mais algum tempo: detetar, isolar, preservar é importante para quem lá vive mas também para quem está cá fora», explicou.

“Uma palavra para os da minha idade: não tenham receio. Ninguém minimiza a vossa entrega de muitas décadas. Outra para os mais jovens: admiro a vossa capacidade de reagir ao maior choque da vossa vida. A terceira para os autarcas: se, passado este momento mais grave da crise, alguém questionar um dia decisões dramáticas, serei o primeiro a testemunhar que foi essencial o vosso papel”, disse Marcelo.

“Tudo dependerá do que conseguirmos alcançar até ao fim de abril. A terceira fase, em maio, tem de ser o mês dessa ponte entre dever e esperança. Confiança é a palavra-chave. Uma abertura bem ponderada dá força à economia”, alertou Marcelo.

“Temos de resistir às tentações e evitar precipitações em abril. Bastante está a ser ganho, mas ainda falta porventura o mais difícil. Não queremos morrer na praia. Não é um milagre, é fruto de muito sacrifício”.

O estado de emergência vigora em Portugal desde o dia 19 de março e, de acordo com a Constituição, não pode ter duração superior a 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações com o mesmo limite temporal.

Também hoje, na Assembleia da República, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou esperar “que esta seja a última vez” que se decreta o estado de emergência em Portugal.

Impala Instagram


RELACIONADOS