Manifestação de agricultores desmobilizada e estradas reabertas em Macedo de Cavaleiros

As estradas cortadas hoje de manhã na sequência de um protesto de agricultores em Macedo de Cavaleiros, nomeadamente a autoestrada A4, foram já reabertas e a concentração desmobilizada, referiram fontes da organização.

Manifestação de agricultores desmobilizada e estradas reabertas em Macedo de Cavaleiros

A A4 esteve cortada em Macedo de Cavaleiros, entre os nós de Lamas e Amendoeira, nos dois sentidos, tendo sido derrubada uma rede de vedação. Também o IP2 esteve cortado desde as primeiras horas da manhã com acessos vedados nos dois sentidos por causa dos protestos dos agricultores. A Estrada Nacional 15 (EN15) esteve condicionada junto ao nó de acesso, devido à presença de máquinas agrícolas.

Estes cortes de estrada aconteceram na sequência de um protesto que juntou dezenas de agricultores e produtores de pecuária que deslocaram tratores e máquinas agrícolas para as vias de acesso. Cerca das 10:30, a organização do protesto anunciou ter conseguido marcar duas reuniões – uma hoje via ‘online’ às 12:00 e outra presencial às 16:00 na segunda-feira – com a ministra da Agricultura e apelou à desmobilização “ordeira” do protesto.

As marchas lentas que marcaram a manhã no distrito de Bragança decorreram no nó do IC5 e do IP2 entre Macedo de Cavaleiros e Carrazeda de Ansiães. Fonte da GNR indicou que foram identificadas algumas pessoas. A organização estima que estiveram concentrados cerca de 300 agricultores, de Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Alfândega da Fé, Vimioso, Bragança, Vinhais, Mogadouro e Valpaços, no distrito de Vila Real em vários pontos de protesto.

Em Macedo de Cavaleiros, os agricultores exigiram garantias de que os apoios de 2023 serão pagos este mês, entre outras medidas.

Impala Instagram


RELACIONADOS