Mais de duas centenas na rua contra presença de Le Pen em Portugal

Mais de duas centenas de pessoas concentraram-se este domingo em Lisboa contra a presença de Marine Le Pen, líder da União Nacional francesa, em Portugal.

Mais de duas centenas na rua contra presença de Le Pen em Portugal

Mais de duas centenas de pessoas concentraram-se este domingo, 10 de janeiro, em Lisboa contra a presença de Marine Le Pen, líder da União Nacional francesa, em Portugal.

A concentração contra a presença da líder do partido de extrema-direita em Lisboa, marcou o lançamento da campanha eleitoral do candidato presidencial do Chega, André Ventura, que teve início às 11h00 no Largo Camões.

“Está em perigo o desmoronar de um progresso civilizacional que é a democracia, que tem os seus defeitos, mas é o cúmulo da civilização”, explicou um dos participantes. “Existe meia dúzia de oportunistas que podem pôr em causa aquilo que de bom tanto custou a tantas vidas construir. Melhor do que isto não temos. Esses senhores são oportunistas e é uma vergonha“, alertou outro, referindo-se a André Ventura e aos simpatizantes do partido Chega.

Outro dos manifestantes não escondeu a revolta com a presença de Le Pen em Portugal e pediu aos portugueses para não “ficarem em silêncio”. “Achamos inadmissíveis os discursos de ódio perpetuados de André Ventura e pelo próprio partido de Le Pen”, acrescentou, lembrando que “os direitos humanos de todos estão postos em casa”.

 

Os manifestantes recordaram declarações da líder da Frente Nacional, “a cara da extrema-direita francesa” e de um partido que tem como “prática comum” atacar imigrantes, refugiados e pessoas de várias raças. Durante o protesto foi também recordado o ataque perpetrado pelo partido de Le Pen, em 2015, a um clube português no sudeste de Paris, com frases como “Morte aos portugueses. Viva a FN”.

O protesto foi pacífico e tentou respeitar as regras de segurança sanitária devido à pandemia de covid-19. O uso de máscara era generalizado, mas nem sempre se cumpriu o distanciamento físico.

A campanha eleitoral para a Presidência da República arrancou este domingo e as eleições decorrem em 24 de janeiro.

LEIA MAIS
«Piroso e pindérico», André Ventura volta a atacar José Castelo Branco

 

Impala Instagram


RELACIONADOS