Jovens portugueses passam até 163 minutos por dia nas redes sociais

Tempo despendido nas redes sociais pelos jovens entre os 25 e os 34 anos é o dobro do tempo investido nestas plataformas pelas gerações mais velhas. Smartphones são, com larga distância, os equipamentos mais usados para aceder a redes sociais

Jovens portugueses passam até 163 minutos por dia nas redes sociais

O tempo que os jovens portugueses investem na utilização de redes sociais oscila entre os 141 minutos por dia, em média, na faixa etária entre os 15 e 24 anos, e os 163 minutos por dia nas idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos. Este é um dos indicadores da edição de 2022 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” que melhor espelha a forma como as redes sociais passaram a fazer parte integrante das rotinas dos portugueses, com particular peso nas gerações mais jovens.

De facto, o estudo produzido pela Marktest permite traçar uma fronteira clara entre as gerações até aos 34 anos e as gerações seguintes em matéria de hábitos de utilização de redes sociais: a partir dos 35 anos, a média de tempo despendido em redes sociais cai a pique, para valores que rondam os 80 minutos por dia.

Maioria dos portugueses vê em simultâneo televisão enquanto acede a redes sociais

Na análise por classes sociais, a edição de 2022 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” revela também um claro predomínio de uso pelas classes C2/D, com uma média próxima dos 141 minutos por dia. Um valor que representa quase o dobro dos 75 minutos despendidos, em média, pelos utilizadores das classes A/B, e que fica também muito acima dos 91 minutos investidos, em média, pelos portugueses da classe C1.

No total da população portuguesa, a média de tempo passado nas redes sociais situa-se nos 111 minutos por dia, sensivelmente em linha com os valores verificados no ano passado. Numa comparação mais alargada verifica-se, no entanto, que nos últimos cinco anos o tempo que os portugueses passam a consultar redes sociais aumentou, em média, 25 minutos. No que respeita aos equipamentos usados para aceder às redes sociais, o smartphone voltou a acentuar a condição de suporte preferencial, sendo indicado por 92% dos inquiridos. O segundo equipamento mais usado é o computador portátil, com 35%.

Outra conclusão interessante do estudo “Os portugueses e as Redes Sociais” é que a maioria dos portugueses indica ver em simultâneo televisão enquanto acede a redes sociais.

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