Jovem que provocou grande incêndio tem de pagar 37 milhões de multa

Cerca de 19 mil hectares de mato foram fustigados pelo fogo. Tudo começou com um jovem de 15 anos que lançou foguetes na região.

Um jovem australiano de apenas 15 anos foi condenado a pagar 37 milhões de dólares de multa (aproximadamente a 31M€) por ser o culpado dos grandes incêndios na região de Oregon, no estado norte-americano de Portland. O fogo, que só foi extinto ao fim de dois meses, consumiu cerca de 19 mil hectares – dentro de 75 quilómetros quadrados – e causou grandes evacuações e o encerramento muito prolongado de uma das principais vias turísticas da cidade, a Columbia River Gorge.

De acordo com o juiz, o valor desta multa cobre o custo de combate aos incêndios, manutenção, restauração do parque natural da região, bem como das habitações danificadas. Caso o jovem receba dinheiro de contas bancárias, contracheques ou até ganhar na lotaria, o estado de Oregon tem direito a poder recolher esse valor como forma de pagamento da multa.

Acresce ainda danos psicológicos e outros transtornos à população e especialmente ao serviço florestar dos Estados Unidos e o departamento de transportes do estado de Oregon. Além disso, foi decretado que o adolescente fizesse 1.920 horas de trabalho comunitário.

Advogado considera a quantia “absurda” para uma criança e apela a uma penalização “razoável e racional”. O maior caso de restituição a jovens na cidade rondou os 114 mil dólares.

O número da multa, apesar de muito elevado, tem um plano de pagamento definido pela justiça. A coima pode ser paga com interrupções, desde que o jovem complete cinco anos de liberdade sob vigília e não cometa nenhum crime. Antes de tudo isto, o jovem teve ainda de escrever cerca de 150 cartas a pedir desculpa às pessoas afetadas pelo grande incêndio.

Quanto ao jovem, este ficou-se apenas por um estado de raiva bastante intenso, contou o jornal britânico Independent.

Veja o vídeo das imagens do grande fogo, causado apenas por um simples foguete.

 

LEIA MAIS: Pessoas afetadas pelos incêndios olham mais para a frente do que para trás

 

Jovem que provocou grande incêndio tem de pagar 37 milhões de multa

Impala Instagram


RELACIONADOS