INCÊNDIOS: Vídeo amador mostra funcionários a despejar lixo em mata perto de escola

Vídeo amador que mostra lixo a ser despejado em mata na Malveira, um dia após os incêndios, está a gerar revolta nas redes sociais.

A publicação foi feita na página de Facebook Bombeiros Portugueses e está a gerar indignação. As imagens de vídeo amador, divulgadas nesta plataforma, terão sido captadas um dia após os incêndios que devastaram a zona centro do país.

O vídeo, captado na Malveira, zona que também foi afetada pelos fogos, mostra dois funcionários camarários a despejarem folhas secas numa mata nas imediações de uma escola.

Eis o relato de Mariana Gomes, que captou o vídeo:

“Depois da noite/dia catastrófico que todos nós presenciámos, estava eu hoje na escola da minha filha na Malveira quando vi estes senhores que, depois de supostamente terem limpo as ruas, despejaram uma carrinha cheia de lixo num mato, perto de escolas e casas”, começa por explicar.

O relato dá, depois, lugar à indignação. “E pergunto? É a esta esta limpeza das matas de que a nossa Proteção Civil fala??? Estes senhores trabalham para a Câmara e fazem isto!”, diz Mariana Gomes, afirmando ainda que entrou em contacto com a junta de freguesia da Malveira para relatar o episódio. 


“A senhora que atendeu respondeu que ia entrar em contacto com os responsáveis. Assim que saí da escola, fui à junta e a senhora com quem tinha falado antes disse-me com uma grande calma que já tinha falado com eles mas como o sítio onde eles iriam despejar a carrinha estava fechado fizeram-no ali porque já o tinham feito outras vezes. E encolheu os ombros.

Fiquei para morrer, não queria acreditar no que estava a ouvir. Ainda lhe perguntei se não sabia o que se estava a passar, é que eu à 00h30 estava a receber telefonemas de amigos dos meus filhos preocupados connosco, porque eles tinham as chamas nos portões de casa.
Enviei este vídeo para a Câmara Municipal de Mafra , sei que viram, mas não obtive qualquer resposta. Começo a ter medo, é a isto que estamos entregues.”

O vídeo já conta com 1400 partilhas e milhares de comentários indignados.

 

41 mortos: o trágico balanço do 15 de outubro

Este sábado, estão marcadas várias manifestações de norte a sul do país. Indignados com a tragédia do 15 de outubro, que matou 41 pessoas, os portugueses vão sair à rua. Um protesto silencioso que tem por objetivo apoiar os bombeiros e mostrar indignação contra a falta de prevenção contra os incêndios.

Quatro meses depois da Tragédia de Pedrógão Grande, onde 64 pessoas morreram nos incêndios, o país voltou a ser devastado pelos fogos. Demissões aconteceram, questiona-se a eficácia da Proteção Civil, o governo liderado por António Costa está debaixo de fogo.

 

Clique nas imagens e veja também

 

Bento Rodrigues responde a ministra

Casa de Cristina Ferreira ameaçada pelas chamas

PALOP, euros, moedas, dinheiro

10 moedas de 2 euros valem milhares

Marta Melro muda de visual

Fomos fazer uma tatuagem!

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS