Homem com explosivos faz 11 reféns em posto de correios na Ucrânia

Entre os reféns estão nove adultos e duas crianças. O homem ainda não fez quaisquer exigências.

Homem com explosivos faz 11 reféns em posto de correios na Ucrânia

Um homem, alegadamente armado com explosivos, fez na tarde deste sábado, 30 de dezembro, onze reféns num posto de correios na cidade ucraniana de Kharkiv.  Entre os reféns estão nove adultos e duas crianças, segundo avança a agência Reuters.

De acordo com o jornal ucraniano Ukrainskaya Pravda, o alerta foi dado pelas 14h40 (11h40 em Lisboa) pelo marido de uma das funcionárias dos correios, que ligou para o 112. «Segundo ele, um homem entrou no posto dos correios com o objetivo de o assaltar», disse ao Ukrainskaya Pravda o porta-voz da polícia, Yaroslav Trakalo.

Homem ainda não fez exigências

As mais recentes informações no local garantem que o homem, que ainda não foi identificado, está calmo e está em contacto regular com a polícia através do telefone.  O homem estará preocupado com a troca de prisioneiros entre as autoridades ucranianas e os separatistas russos, defendendo que mais prisioneiros devem ser libertados. Apesar disso, não fez quaisquer exigências.

O local foi encerrado ao trânsito, estando a polícia no local. «Estamos a tentar tudo para manter a comunicação com o homem para garantir que os reféns sejam libertados», disse o chefe da polícia local, Oleg Bekh.

Em declarações ao canal de televisão 112, citadas pela Reuters, Bekh acrescentou que o homem se mostrou preocupado com a recente troca de prisioneiros entre as autoridades ucranianas e os separatistas pró-russos. Esta semana, chegaram ao aeroporto de Kievs dezenas de prisioneiros, militares e civis depois de ter sido acordada uma troca de mais de 300 detidos entre a Ucrânia e os rebeldes pró-russos. A operação, levada a cabo dias antes das celebrações do ano novo e do Natal ortodoxo, celebrado a 7 de janeiro, foi uma das poucas ocasiões em que foi seguido o acordo de paz assinado em 2015.

[Notícia em atualização]

Fotos: D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS