Governo de Cabo Verde constrói 206 km de estradas mas oposição critica “baixo nível” de execução

A ministra das Infraestruturas cabo-verdiana disse hoje que o Governo construiu ou reabilitou 206 quilómetros de estradas em sete anos, mas a oposição notou que é “muito menos de metade” das asfaltadas pelo anterior executivo até 2014.

Governo de Cabo Verde constrói 206 km de estradas mas oposição critica

“O atual Governo já construiu ou reabilitou, nestes sete anos de governação, 206 quilómetros de estradas e tem em execução 104 quilómetros”, contabilizou a ministra das Infraestruturas, Habitação e Ordenamento do Território de Cabo Verde, Eunice Silva, ao intervir no arranque do debate parlamentar sobre o setor.

Segundo a governante, o objetivo dessas obras é “desencravar muitas localidades que são de grande potencial turístico e agrícola”.

A nível de requalificação urbana, Eunice Silva avançou que o atual Governo já contabiliza mais de 600 mil metros quadrados de área requalificada em todo o arquipélago.

“Traduzidos em orlas marítimas, centros urbanos, centros históricos e bairros”, enumerou a ministra, na abertura do debate proposto pelo grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, na oposição).

Na sua intervenção inicial, Eunice Silva disse ainda que o défice qualitativo é de 40 mil casas no país enquanto o quantitativo é de 14 mil, mas enumerou projetos em curso para “mais e melhor” habitação no país, entre elas demolição de barracas nas ilhas do Sal e da Boa Vista.

O deputado Alberto Melo, do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), destacou os “notáveis esforços” do Ministério tutelado por Eunice Silva, com “investimentos substanciais” e apelou ao diálogo para um “desenvolvimento sustentável e duradouro” para Cabo Verde.

Por sua vez, a bancada parlamentar do PAICV, que propões o debate, registou “baixo nível” de execução dos compromissos assumidos pelo Governo desde 2016 e entendeu que “as infraestruturas estão a surgir de forma avulsa, isoladas e sem qualquer visão de conjunto”.

Indicando um conjunto de obras prometidas mas que até agora não foram executadas, o deputado do PAICV António Fernandes disse que o total de estradas construídas ou reabilitadas pelo atual Governo representa “muito menos de metade” das asfaltadas pelo anterior executivo do seu partido até 2014.

O deputado criticou ainda a “discriminação” por parte do Governo aos municípios de cor política diferente em relação às obras de requalificação urbana e chamou atenção para o défice habitacional no país.

A deputada da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) Zilda Oliveira chamou atenção para a existência de “problemas críticos” nos setores das Infraestruturas, Habitação e Ordenamento do Território e mostrou-se preocupada com as “cidades de betão e alcatrão”, em vez de serem “sustentáveis, seguras e inclusivas”.

Além do debate com a ministra das Infraestruturas, Habitação e Ordenamento do Território, o PAICV vai interpelar o Governo, na primeira sessão de fevereiro que vai até sexta-feira, sobre a conetividade interilhas e de Cabo Verde com o Mundo, enquanto o MpD solicitou a presença da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Edna Oliveira.

RIPE // VM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS