Estudo | Filhos são a prioridade dos portugueses nas compras de Natal

Portugueses vão gastar, em média, 385 euros em compras de Natal. A maioria só vai ao shopping durante o mês de dezembro e tem as crianças como alvo preferencial.

Estudo | Filhos são a prioridade dos portugueses nas compras de Natal

Com o Natal à porta, já são muitas as pessoas que aproveitam todos os minutos livres para fazerem um périplo pelas grandes superfícies. Segundo um estudo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), que analisa os hábitos nesta quadra, os portugueses fazem as compras de Natal,  quase sempre em dezembro , 70,5% e nos shoppings (28,9%). Já no que toca ao valor médio, o mesmo estudo, que envolveu uma amostra composta por 472 indivíduos, maiores de 18 anos, adianta que os portugueses estimam gastar 385 euros, mais 13 euros do que o ano passado.

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14% dos inquiridos não recebem subsídio de Natal nesta altura

No comunicado, no Natal de 2019, mantém.se a mesma tendência verificada no ano anterior. No entanto, Mafalda Ferreira, docente e coordenadora do estudo do IPAM, afirma que há «alterações no valor médio a gastar. Há, ainda, alterações no local de compra e na data para realização das mesmas (…) Como consequência da crise económica e financeira, nos últimos anos os hábitos de consumo dos portugueses foram alterados, especialmente numa das épocas do ano em que tradicionalmente se verifica o maior volume de vendas em diversas áreas de negócio”, salienta a responsável.

O subsídio de Natal vai ser gasto por 28,59% dos portugueses, que preveem despender 51% a 75% desta quantia extra auferida nesta altura do anio. Porém, o estudo do IPAM verificou que os portugueses vão receber subsídio de Natal para compreender a situação financeira das famílias, concluindo que 14% dos inquiridos não receberão este prémio extra nesta altura, o que terá impacto no comportamento face às compras.

E os presentes vão para…

Do total de inquiridos 5,7% afirma que não vai utilizar o subsídio para efetuar compras de Natal e  6,69% assume que gastará a totalidade do dinheiro em compras, sendo as crianças o alvo preferencial dos portugueses com filhos (55% dos inquiridos), seguindo-se os cônjuges, os pais, os irmãos e outros familiares. Apenas 45% dos inquiridos mostra intenção de comprar presentes para amigos. De referir, que 18,3% dos inquiridos opta exclusivamente pelo comércio de rua e 6,1% exclusivamente pelas compras online.

O IPAM revela também que as crianças são presenteadas com brinquedos (48,6%), seguidos de roupas e sapatos (12,2%) e de livros (9,9%). Já nos adolescentes e adultos, as escolhas recaem sobre roupa/sapatos (36,3% em adolescentes e 28,5% em adultos) e livros (10,3% em adolescentes e 17% em adultos).

Texto: Carla S. Rodrigues; Fotos: Pixabay

 

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