Famalicão gastou 500 mil euros na destruição de 8 mil ninhos de vespa asiática

Os Serviços Municipais de Proteção Civil de Vila Nova de Famalicão destruíram mais de 8 mil ninhos de vespa asiática, o que já implicou um investimento de cerca de meio milhão de euros, foi hoje anunciado.

Famalicão gastou 500 mil euros na destruição de 8 mil ninhos de vespa asiática

Em comunicado, o município acrescenta que 2017 a destruição dos ninhos de vespa asiática no concelho está a cargo da Equipa Operacional de Proteção Civil.

Inicialmente, a destruição era feita com recurso ao método de incineração e em período noturno, mas a partir de 2021 começou a ser utilizada a injeção de biocida.

“Com este novo procedimento, as intervenções passaram a ser feitas durante o período diurno, o que possibilitou um aumento no número de ninhos tratados, de um máximo de 10 ninhos para 20 por dia”, refere o comunicado.

Segundo o presidente da Câmara, Mário Passos, esta alteração resultou numa “considerável redução” no tempo de resposta.

“Atualmente, a maioria das solicitações tem sido resolvida num prazo de 24 a 48 horas, salvo em casos de dificuldades de acesso ou outras circunstâncias impeditivas”, assegura o autarca

A presença da vespa asiática em Famalicão começou a ser registada em 2014 em Vila Nova de Famalicão.

O município apela a que, em caso de avistamento de ninho, os munícipes contactem os Serviços Municipais de Proteção Civil.

O trabalho que tem sido desenvolvido pela autarquia na prevenção e combate a esta espécie invasora e os riscos que esta representa para a produção agrícola, para o ambiente e para o bem-estar e segurança dos cidadãos vão dar o mote para mais uma edição do Mês da Proteção Civil, que em Famalicão se assinala a partir de hoje, Dia Internacional de Proteção Civil.

Estão agendadas diversas ações pedagógicas junto do público escolar ao longo de todo o mês.

VCP // MSP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS