EUA abateram cinco ‘drones’ Houthi após ataque a petroleiro chinês no Mar Vermelho

Os Estados Unidos anunciaram hoje o abate de ‘drones’ dos rebeldes Houthi do Iémen, cinco deles nas águas do Mar Vermelho, depois do grupo xiita ter atacado com mísseis balísticos um petroleiro chinês naquela rota marítima estratégica.

EUA abateram cinco 'drones' Houthi após ataque a petroleiro chinês no Mar Vermelho

O Comando Central dos EUA (CENTCOM) explicou hoje, na sua conta da rede X, que os Houthis, grupo apoiado pelo Irão, lançaram quatro mísseis balísticos anti-navio no Mar Vermelho, nas proximidades do M/V Huang Pu, um petroleiro de propriedade e operação chinesa.

De acordo com a nota do CENTCOM, no sábado, “às 16:25 (horário de Sanaa), foi detetado um quinto míssil balístico disparado contra o M/V Huang Pu.

“O MV Huang Pu sofreu pequenos danos e o incêndio a bordo foi extinto em 30 minutos. Não foram registadas vítimas e o navio retomou o seu curso”, acrescenta a nota, destacando que “os Houthis atacaram o MV Huang, apesar de terem afirmado anteriormente que não atacariam navios chineses”.

Segundo os EUA, as suas forças, incluindo o USS Carney (DDG 64), enfrentaram seis veículos aéreos não tripulados (UAVs) Houthi sobre o sul do Mar Vermelho entre 06:50 e 09:50, horário local, tendo cinco caído no mar e um voado para áreas controladas pelos Houthi no Iémen.

“Estes veículos aéreos não tripulados foram considerados uma ameaça iminente aos EUA, à coligação e aos navios mercantes na região”, acrescenta a nota.

Os americanos sublinharam que “essas ações são tomadas para proteger a liberdade de navegação e tornar as águas internacionais mais seguras para os EUA, a coligação e os navios mercantes”.

PFT // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS