Esperio: O Palco ‘Luz no Fim do Túnel’ do Retorno do Rally

Como observa o analista da Esperio, os três principais índices de Wall Street, que incluem o composto de alta tecnologia Nasdaq e o Dow Jones Industrial Average, subiram mais de 3% acima da noite anterior a 24 de fevereiro, data em que a invasão começou.

Esperio: O Palco 'Luz no Fim do Túnel' do Retorno do Rally

A semana passada deu a Wall Street o seu melhor desempenho de alta desde novembro de 2020, quando as primeiras notícias sobre vacinas aumentaram as esperanças de recuperação da pandemia. Dezesseis meses atrás, o índice de mercado amplo S&P 500 subiu 325 pontos em apenas quatro semanas. O S&P 500 adicionou 267 pontos na semana passada como resultado de um lançamento bastante bem recebido de um ciclo de aperto monetário de médio prazo pretendido pelo Federal Reserve dos EUA. A tolerância do mercado às taxas de juros esperadas de 2,0-2,5% no futuro próximo está aparentemente acendendo a ‘luz no fim do túnel’ na fase de retomada do rali novamente, após a persistente correção negativa pós-Natal no Fed- preocupações relacionadas foi então duplicada pelo confronto militar russo-ucraniano.

Como observa o analista da Esperio, os três principais índices de Wall Street, que incluem o composto de alta tecnologia Nasdaq e o Dow Jones Industrial Average, subiram mais de 3% acima da noite anterior a 24 de fevereiro, data em que a invasão começou. Os índices europeus STOXX 600 e o britânico FTSE 100 recuperaram totalmente para os níveis pré-guerra, apesar de estarem claramente mais expostos aos laços económicos russos para muitas empresas e bancos da UE.

No contexto de quase 8% de inflação média oficial ao consumidor nos EUA, com um aumento de duas vezes no preço da gasolina nas regiões economicamente mais ativas dos Estados Unidos, um novo recorde de 25,9% de aumento nos preços ao produtor da Alemanha e uma ampla discutiu a possibilidade de um embargo europeu parcial às importações de petróleo russo, todos os níveis projetados da taxa de fundo do Fed ainda parecem muito adaptativos ou mesmo estimulantes, pois está no lado negativo da escala inflacionária global. Além disso, o Banco Central Europeu mantém uma espécie de política ultra-dovish, sem mencionar especificamente qualquer cronograma ou prazos quando pode até começar a se afastar da atual taxa de juros zero. O regulador financeiro da UE está gradualmente a diminuir apenas o ritmo de expansão do seu balanço, à medida que se prepara para finalmente parar de comprar parcelas residuais de dívidas governamentais e corporativas.

Nenhum dos fatores acima mencionados parece desmotivar os investidores privados que procuram poupar o seu capital e diversificar os seus riscos atuais e sobretudo futuros através de ações de grandes empresas multinacionais de tecnologia, empresas de hidrocarbonetos e outros negócios devidamente rentabilizados. Mesmo em comparação com os futuros de ouro, que estão sendo negociados quase 7,5% abaixo das suas máximas de duas semanas atrás – assim como alguns investimentos diretos em commodities – investimentos em ativos de ações de mega capitalização do outro lado do Atlântico, como Amazon, Apple, Tesla , e o Google, ainda parecem preferíveis tanto para o público do mercado quanto para as grandes instituições financeiras. Esse sentimento é devidamente espelhado pela dinâmica geral dos índices e ações populares. O mercado pode precisar de uma semana ou mais para se adaptar a uma nova realidade, o que significa se acostumar a níveis de preços muito mais altos para os seus ativos desejados depois de que as ações já se recuperaram dos seus fundos recentes. Mas é improvável que a maioria dos investidores esteja pronta para mudar as suas táticas.

Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company

Impala Instagram


RELACIONADOS