Esperio: O Fed escolheu o caminho do meio, os mercados estão felizes

A declaração do Fed, com o título “Planos para reduzir o tamanho do balanço do Federal Reserve” diz que “a partir de 1º de junho, os pagamentos de principal de títulos mantidos na Conta de Mercado Aberto do Sistema (SOMA) “serão reinvestidos na medida em que eles excedem os limites mensais’.

Esperio: O Fed escolheu o caminho do meio, os mercados estão felizes

PUB

Mais uma virada quase milagrosa aconteceu nesta quarta-feira, quase ao mesmo tempo em que a equipa de futebol Real Madrid conquistou uma vitória de última hora na semifinal no Estádio Santiago Bernabéu. Apenas alguns minutos conseguiram mudar completamente o resultado geral da batalha, e um evento igualmente raro ocorreu em Wall Street quando o presidente do Federal Reserve (Fed) Jerome Powell esclareceu alguns detalhes importantes sobre a chamada “redução” dos EUA num balanço do regulador.

Escusado será dizer que apenas alguns especialistas acreditaram sinceramente na possibilidade de um cenário positivo, já que as ações geralmente tendem a se mover para o território positivo após uma declaração do Fed. A simples razão parece ser que as economias do Fed em vários ativos ainda não estão planeadas para serem vendidas, nem mesmo em ritmo lento ou gradual. Como alternativa camuflada, Powell e seus colegas vão apenas reduzir ou possivelmente parar de reinvestir a receita de juros do Fed dos ativos acumulados nos meses restantes até o final do ano. E este é um assunto completamente diferente.

A declaração do Fed, com o título “Planos para reduzir o tamanho do balanço do Federal Reserve” diz que “a partir de 1º de junho, os pagamentos de principal de títulos mantidos na Conta de Mercado Aberto do Sistema (SOMA) “serão reinvestidos na medida em que eles excedem os limites mensais’. Explica-se ainda que ‘para títulos do Tesouro, o limite será inicialmente fixado em 30 biliões de dólares por mês e após três meses aumentará para 60 biliões de dólares por mês”, enquanto “o declínio nas detenções de títulos do Tesouro sob esse teto mensal incluirá títulos de cupom do Tesouro e, na medida em que os vencimentos dos cupons sejam inferiores ao teto mensal, letras do Tesouro”. De maneira semelhante, “para dívidas de agências e títulos lastreados em hipotecas de agências, o limite será inicialmente estabelecido em 17,5 biliões de dóalres por mês e, após três meses, aumentará para 35 biliões de dólares por mês”.

Não há referência à venda de quaisquer tipos de títulos, letras ou títulos garantidos por hipotecas, de modo que eles só aparentemente desapareceriam do balanço do Fed à medida que vencessem. Palavras como “serão reinvestidos” podem se referir à continuação do processo de reinvestimento de 47,5 biliões de dóalres a menos desde junho e, em seguida, 95 biliões de dólares a menos desde setembro. No início de março, o Fed assustou os investidores com a figura hipotética de uma redução de 95 biliões de dóalres em relação a maio, não a setembro. Assim, os tamanhos de redução recém-atualizados não são tão assustadores e também levantam certas dúvidas sobre se o saldo seria realmente reduzido com rapidez suficiente. Jerome Powell recusou citar qualquer nível específico onde a redução do balanço do Fed poderia terminar. O próprio documento diz que o Fed ‘pretende desacelerar e depois parar o declínio no tamanho do balanço quando os saldos das reservas estiverem um pouco acima do nível que julga ser consistente com reservas amplas’, mas ninguém sabe o que o termo ‘amplo’ meios.

Jerome Powell enfatizou que o Fed “não está a considerar ativamente” uma alta de 75 pontos bases nos próximos meses. Um ou dois aumentos da taxa de 50 pontos base, ou talvez um aumento de 50 pontos e um aumento de 25 pontos nas próximas duas reuniões do Fed agora são considerados no mercado como os cenários mais prováveis ​​para o verão. Não está definido que o Fed será capaz de silenciar a inflação dessa maneira, mas grandes fundos e empresas têm dinheiro suficiente para continuar a investir. Portanto, movimentos adicionais de pelo menos alguns segmentos de mercado, ou índices de mercado de ações ainda mais amplos, parecem lógicos.

Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company

Impala Instagram


RELACIONADOS