Esperio: Fed, ECB e BoE podem aumentar a volatilidade esta semana

Analistas ouvidos pelas pesquisas da Reuters acreditam que o BCE poderá reduzir para metade as suas compras de títulos a partir de abril de 2022, de modo que, após abril, o banco central continuará a comprar 40 biliões de euros em títulos por mês até o final do ano que vem, com algumas previsões de que o BCE irá continuar a comprar títulos até meados de 2023.

Esperio: Fed, ECB e BoE podem aumentar a volatilidade esta semana

O desfile de reuniões de bancos centrais nesta semana pode definir um movimento direcional para o mercado e esse movimento pode ser forte, já que resta pouco tempo antes do sino final do ano. Os mercados estão concentrados mais no aperto monetário esperado pela Federal Reserve (Fed), que pode dobrar o ritmo mensal de 15 biliões de dólares de redução d0 seu maciço programa de compra de títulos de 105 biliõe de dólares.

Qualquer movimento hawkish do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Inglaterra (BoE) certamente mudaria o saldo de forma significativa, uma vez que se espera que eles continuem com os programas de estímulo monetário sem alterar os valores a eles vinculados. O BCE está atualmente a comprar 80 biliões de euros em títulos por mês, de acordo com os seus dois programas: 60 biliões sob o mais recente Programa de Compra de Emergências Pandémicas (PEPP), que disse que terminará em março, e 20 biliões sob o APP.

Analistas ouvidos pelas pesquisas da Reuters acreditam que o BCE poderá reduzir para metade as suas compras de títulos a partir de abril de 2022, de modo que, após abril, o banco central continuará a comprar 40 biliões de euros em títulos por mês até o final do ano que vem, com algumas previsões de que o BCE irá continuar a comprar títulos até meados de 2023.

No entanto, a situação económica geral na zona do euro é menos preocupante do que nos Estados Unidos, onde os preços aumentaram 6,8% em novembro, e no Reino Unido, com uma inflação homóloga de 4,2% em outubro, ante 3,1% em setembro. Além disso, a economia do Reino Unido somou apenas 0,1% em outubro. A paralisação dos serviços de hospedagem e alimentação atingiu fortemente a recuperação económica.

Alguma recuperação foi observada em novembro, com a detecção das vendas de carros usados ​​e do aumento dos níveis de emprego. Embora nenhum número oficial tenha sido divulgado ainda, o setor de serviços está a crescer rapidamente, atingindo um nível pré-pandémico. Outra onda de choque de restrições para conter a propagação da variante COVID-19 Omicron pode resultar na eliminação desses desenvolvimentos e levar a economia à contração em dezembro.

No entanto, o BoE pode não ter outras opções, já que a inflação está a diminuir ainda mais. Os investidores esperam que o BoE provavelmente suba as taxas de juros em fevereiro, enquanto alguns estão a apontar que essa decisão será tomada durante a reunião desta semana, já que há 65% de chance de que o BoE o faça. O mandato do BoE está focado na estabilidade de preços. Portanto, é provável que sacrifique o crescimento económico até certo ponto e prejudique seu programa de compra de ativos de 895 biliões de libras.

Na Zona Euro, a inflação aumentou 4,9% em termos homólogos em novembro e o PIB na área do euro aumentou 2,2% no terceiro trimestre e 3,9% em termos homólogos. As condições atuais não devem forçar o BCE a aumentar as taxas de juros. Christine Lagarde, a CEO do BCE, disse em novembro que “as condições para aumentar as taxas são muito improváveis ​​de serem satisfeitas no próximo ano”, apesar do fato de que a pressão inflacionária existente era “indesejável e dolorosa”.

“Achamos que até o final de 2023, as condições devem ser satisfeitas para uma elevação das taxas, então dada a sequência rígida entre o final do QE e a primeira alta das taxas, que pode ser quando o BCE anunciar o final do APP ( Programa de Compra de Ativos), possivelmente com um taper curto ”, disse Fabio Balboni, economista sénior do HSBC.

Outro importante magnata monetário mundial, o Banco do Japão, também realizará a sua reunião esta semana. Mas não se espera que faça mudanças na sua política monetária, uma vez que repete constantemente que está pronto para continuar o seu programa de compra de ativos pelo mesmo valor ou até mesmo por um valor maior.

De qualquer forma, podemos esperar que os mercados reajam fortemente à decisão da Fed, enquanto outros banqueiros centrais não devem mostrar nenhuma surpresa. O movimento da Fed pode resultar numa forte oscilação do mercado com potencial de queda de 3-5% no caso de uma política monetária mais rígida do que o esperado. Mas, muito provavelmente, o formulador de política monetária dos EUA pode tomar uma atitude menos agressiva com 25-30 biliões de dólares reduzindo as suas compras mensais de títulos que já estão precificados pelo mercado.

Isso provavelmente irá empurrar os mercados de ações para cima com o dólar também em alta, mas depois do BCE anunciar a sua decisão.

O cenário provável para o índice de mercado amplo S&P 500 pode indicar uma meta de alta dentro da zona de 4850-4950 pontos.

 

Queen Denise Keza, Analista da corretora Esperio.

Impala Instagram


RELACIONADOS