Ucrânia: Grandes potências agrícolas prometem segurança alimentar

As grandes potências agrícolas, incluindo União Europeia, Estados Unidos, Canadá e Austrália, comprometeram-se hoje a garantir a segurança alimentar mundial, apesar dos choques provocados pela guerra na Ucrânia.

Ucrânia: Grandes potências agrícolas prometem segurança alimentar

“Comprometemo-nos a trabalhar juntos para garantir que haja comida suficiente para todos, incluindo os mais pobres, os mais vulneráveis e os deslocados”, referiram 51 membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) num comunicado conjunto. Os países também prometem manter os mercados agrícolas e alimentares “abertos, previsíveis e transparentes, não impondo medidas restritivas comerciais injustificadas” a produtos agroalimentares ou produtos essenciais para a produção agrícola.

Para ler depois
Unicef vai visitar todas as crianças da Ucrânia que estiveram institucionalizadas
A Unicef anunciou hoje que vai visitar cada uma das 91 mil crianças que, até ao início da guerra, viviam em orfanatos ou outras instituições da Ucrânia, quase metade das quais tem algum tipo de deficiência (… continue a ler aqui)

Os membros signatários exigem ainda que os produtos adquiridos pelo Programa Alimentar Mundial – na primeira linha para tentar compensar as perdas causadas no mercado agrícola mundial pela falta de produção na Ucrânia – sejam isentos de qualquer restrição ou proibição de exportação. A Rússia e a Ucrânia são dois grandes exportadores de produtos como trigo, milho e óleo de girassol. A Rússia também é o maior fornecedor mundial de fertilizantes e gás. A invasão russa da Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro, e as sanções impostas a Moscovo na sequência dessa ofensiva levaram à interrupção das entregas de trigo e outros produtos dos dois países, aumentando os preços dos bens alimentares e dos combustíveis.

Impala Instagram


RELACIONADOS