Ucrânia: FMI alerta para o risco económico na região e no mundo

A diretora-geral do FMI afirmou hoje que a invasão russa da Ucrânia representa “um importante risco económico para a região e para o mundo” e pode afetar a recuperação económica.

Ucrânia: FMI alerta para o risco económico na região e no mundo

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou hoje que a invasão russa da Ucrânia representa “um importante risco económico para a região e para o mundo” e pode afetar a recuperação económica. “Estou muito preocupada com o que se passa na Ucrânia e, acima de tudo, com as consequências para pessoas inocentes. Isto adiciona um importante risco económico para a região e o mundo. Avaliamos as implicações e estamos prontos para apoiar os nossos membros se for necessário”, afirmou Georgieva, em mensagem na rede social Twitter.

LEIA TAMBÉM
Bloco de Esquerda critica reforço da presença da NATO

Rússia iniciou o ataque à Ucrânia nesta madrugada

A Rússia lançou hoje de madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que as autoridades ucranianas dizem ter provocado dezenas de mortos nas primeiras horas. Após o avanço das tropas russas, os mercados mundiais entraram em turbulência, com a queda das bolsas e a subida das matérias-primas. Estão previstas várias reuniões de emergência: o G7 vai reunir-se por videoconferência, os 27 países da União Europeia estarão numa cimeira em Bruxelas e a NATO convocou uma cimeira em formato digital para sexta-feira.

Impala Instagram


RELACIONADOS