Troca de garrafas de gás será obrigatória a partir de amanhã

Os pontos de venda de gás engarrafado vão ser obrigados a aceitar botijas vazias, de qualquer marca, já a partir desta terça-feira, 24 de setembro.

Troca de garrafas de gás será obrigatória a partir de amanhã

Os pontos de venda de gás engarrafado vão ser obrigados a aceitar botijas vazias de qualquer marca, a partir desta terça-feira. A medida já tinha sido aprovada pelo Governo o ano passado, depois de sujeita a consulta pública, foi hoje publicada em Diário da República para entrar em vigor no dia seguinte, exceto quanto às obrigações de inventário diário dos comercializadores grossistas e retalhistas de GPL engarrafado que entram em vigor no primeiro dia do próximo ano.

LEIA DEPOIS
Poupança das famílias diminuiu no segundo trimestre

 Garrafas de gás equivalentes, independentemente das respetivas marcas comerciais

O regulamento determina que grossistas e retalhistas “estão obrigados, no ato de venda de uma garrafa de GPL, a receber em troca e por solicitação do cliente, uma garrafa usada equivalente, independentemente da respetiva marca comercial, não havendo lugar a qualquer pagamento pela receção da garrafa usada ou prestação de caução pela venda da garrafa cheia”.

O diploma define ainda que são garrafas equivalentes, independentemente das respetivas marcas comerciais, as que se encontrem na mesma tipologia, e esclarece que os comercializadores grossistas e retalhistas “podem recusar uma troca direta de garrafas de GPL apenas e quando se demonstre, de forma inequívoca, que a garrafa usada se encontra inoperacional para a sua função”.

Também a comercialização de GPL engarrafado com serviço de entrega e recolha de garrafas ao domicílio, segundo o regulamento, está igualmente vinculada à obrigação de troca de garrafas.

Objetivo? Garantir a rastreabilidade das garrafas, impedir a retenção e promover a recolha tempestiva

O regulador do setor, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no preâmbulo do regulamento, defende que as obrigações de inventário e de troca de informação sobre as garrafas de GPL têm como finalidade garantir a rastreabilidade das garrafas, impedir a retenção indevida e promover a sua recolha tempestiva. “Neste âmbito, por razões de eficiência operacional, procura-se evitar a excessiva dispersão de garrafas para recolha indo ao encontro do limiar mínimo de garrafas que obrigue à sua recolha”, afirma a ERSE.

A ERSE, no diploma, cria ainda um comité de acompanhamento – coordenado pela ERSE e composto pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), pelos operadores de GPL engarrafado com atuação no mercado nacional e outras entidades – para acompanhar a implementação e operacionalização do regulamento.

O regulamento hoje publicado aplica-se aos proprietários das garrafas, aos comercializadores grossistas e retalhistas, aos operadores de parques de armazenamento de garrafas identificados, bem como a outros intervenientes nas cadeias de distribuição e comercialização de GPL engarrafado.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta terça-feira, 24 de setembro
Carga fiscal de 2018 mantém-se como a mais alta de sempre

 

Impala Instagram


RELACIONADOS