Subida de preços na produção agrícola na UE abranda para 2% em 2023

Os preços na produção agrícola na União Europeia aumentaram, em 2023, 2% face ao ano anterior, com o azeite no topo da tabela, com uma subida de 54%, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Subida de preços na produção agrícola na UE abranda para 2% em 2023

O serviço estatístico da UE refere que, em 2023, o aumento dos preços na produção agrícola abrandou face ano anterior, em que houve uma forte subida homóloga de 24% devido às invasão da Ucrânia pela Rússia e à seca generalizada, e apresentou mesmo um recuo de 5% na vertente dos fatores de produção, como fertilizantes.

O azeite lidera a tabela das subidas de preços em 2023, com um aumento de 54%, seguido das batatas e sementes de batata (23%), com a seca a ser apontada como a principal causa, seguindo-se os porcos (22%) e ovos (20%). Por seu lado, os cereais apresentaram um recuo recorde de 26%, um agregado que inclui o trigo, a cevada, o milho, o centeio e a aveia, entre outros.

No que respeita aos fatores de produção, o preço médio dos fertilizantes e adubos recuou 23% de 2022 para 2023 e o dos lubrificantes energéticos desceu 12%.

Por outro lado, o preço médio dos produtos de proteção de plantas e dos pesticidas subiu 9%, tais como o das sementes e plantas para plantação.

A Comissão Europeia divulgou também hoje o relatório mensal sobre o comércio agroalimentar em outubro, revelando que o excedente foi de 6,9 mil milhões de euros, uma subida de 38% na comparação homóloga e estável face a setembro.

A balança comercial acumulada de janeiro a outubro de 2023 atingiu um saldo positivo de 58 mil milhões de euros, mais 10,6 mil milhões do que em outubro de 2022.

IG // JNM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS