S&P Global prevê três descidas das taxas do BCE em 2024

A S&P Global Ratings prevê uma primeira descida das taxas de juro do BCE em meados de 2024 e mais duas antes do final do ano, num total de 75 pontos base, foi hoje anunciado.

S&P Global prevê três descidas das taxas do BCE em 2024

Em simultâneo, a S&P não espera que a inflação na zona euro atinja o objetivo de 2% antes de 2025, precisou hoje o diretor da Sovereign Ratings, Marko Mrsnik, durante a apresentação do relatório anual de perspetivas, intitulado “Economic Outlook 2024”, onde reconheceu que o BCE (Banco Central Europeu) “fez o seu trabalho de casa” nos últimos meses.

Esta descida das taxas poderá beneficiar as empresas, algumas das quais – especialmente as mais endividadas – “podem estar a sofrer” devido à política monetária mais restritiva, enquanto não se espera uma reativação da procura de financiamento este ano, antes pelo contrário, embora “dependa da evolução da Euribor”.

Na mais recente reunião de política monetária, em 14 de dezembro, o BCE manteve as taxas de juro de referência pela segunda vez (consecutiva) desde 21 de julho de 2022.

A próxima reunião de política monetária do BCE, que será a primeira deste ano, realiza-se em 25 de janeiro.

MC // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS