Sanções atrasam e encarecem a compra e o fabrico de armas na Rússia

As sanções mais rigorosas contra a Rússia, na sequência da invasão da Ucrânia há mais de dois anos, limitaram as possibilidades de Moscovo adquirir materiais para a sua indústria de defesa, defenderam hoje os serviços secretos britânicos.

Sanções atrasam e encarecem a compra e o fabrico de armas na Rússia

Num relatório divulgado hoje pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, os especialistas britânicos consideram “altamente provável” que esta reduzida margem de manobra tenha implicado atrasos e entregas mais caras.

“O isolamento da Rússia limita o número de países com os quais pode negociar diretamente”, afirmam os peritos britânicos num relatório divulgado na segunda-feira pelo Ministério da Defesa.

Noutro relatório, mas do Instituto para o Estudo das Economias em Transição do Banco da Finlândia, alguns países já estão a pagar prémios de mais de 60% para vender certos bens à Rússia.

A Rússia conseguiu aumentar a produção de algumas munições, mas está a ter dificuldade em obter sistemas mais avançados e complexos que dependem, em princípio, de componentes e tecnologia estrangeiras, segundo os serviços secretos britânicos.

É “provável”, defendem os britânicos, que a cadeia de abastecimento continue a enfrentar dificuldades a curto prazo, agravadas pelas limitações da Rússia na exportação do seu próprio equipamento, incluindo as dificuldades em estabelecer mecanismos de pagamento para contornar as sanções internacionais. 

Segundo o Instituto Internacional de Investigação para a Paz de Estocolmo (SIPRI), a Rússia representa apenas 11% do comércio mundial de armas, menos dez pontos percentuais do que entre 2014 e 2018.

 

JSD // APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS