‘Prime-rate’ do mercado financeiro de Moçambique desce para 25,75% em fevereiro

A taxa única de referência para o mercado financeiro de Moçambique vai descer de 27% para 25,75% em fevereiro, anunciou hoje o banco central em comunicado.

'Prime-rate' do mercado financeiro de Moçambique desce para 25,75% em fevereiro

A taxa única de referência para o mercado financeiro de Moçambique vai descer de 27% para 25,75% em fevereiro, anunciou hoje o banco central em comunicado. A descida de 1,25% da ‘prime rate’ é a maior desde que a taxa entrou em vigor em junho de 2017.

Este corte no preço do dinheiro em Moçambique acompanha as sugestões de empresários e parceiros internacionais no sentido de aliviar as taxas de juro para dinamizar a economia.

A criação da ‘prime rate’ moçambicana foi acordada em maio de 2017 entre o banco central e a Associação Moçambicana de Bancos (AMB) para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro.

O objetivo é que todas as operações de crédito sejam baseadas numa taxa única, “acrescida de uma margem (spread), que será adicionada ou subtraída à ‘prime rate’ mediante a análise de risco” de cada contrato, consoante o banco.

Desde que foi criada, com um valor de 27,75%, a taxa única de referência registada uma redução acumulada de 2%.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS