Preço médio semanal da ERSE recua 0,5% para gasolina e 1,1% para gasóleo

O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu 0,5% para a gasolina e 1,1% para o gasóleo, segundo um relatório hoje divulgado.

Preço médio semanal da ERSE recua 0,5% para gasolina e 1,1% para gasóleo

Assim, para a semana de 11 a 17 de março, “o preço eficiente antes de impostos é de 0,849 euros/litro para a gasolina 95 simples” e de 0,908 euros/litro para o gasóleo simples, igualmente após impostos.

Segundo a ERSE, “o preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, de -0,5%, para a gasolina e de -1,1% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em -1,2% e do gasóleo simples em -2,3%”.

Face à semana anterior “verificou-se que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 1,6 cêntimos/litro acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 1,8 cêntimos/litro, acima no caso do gasóleo simples”.

Segundo o regulador, “em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,9% acima do preço eficiente”, enquanto “o gasóleo simples foi anunciado 1,0% acima” daquele preço.

Já no que diz respeito aos preços com descontos, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) “a gasolina 95 simples e o gasóleo simples apresentaram um desvio face ao preço eficiente de -1,7% e de -3,3%, respetivamente”.

Assim, “em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -3,0 cêntimos/litro abaixo, e para o gasóleo simples, em -5,4 cêntimos/litro abaixo, dos respetivos preços eficientes”.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários fatores: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

LT // CC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS