Portugal desperdiça 112,6 milhões de quilos de tecido num ano, o equivalente a 47 Pontes Dom Luís

Investigação da Lucy & Yak revela que Portugal desperdiça anualmente 112,6 milhões de quilos de tecido, o peso equivalente a 47 Pontes Dom Luís.

Portugal desperdiça 112,6 milhões de quilos de tecido num ano, o equivalente a 47 Pontes Dom Luís

Os vários tipos de tecido podem levar até 200 anos decompor-se e os efeitos dos resíduos impactam fortemente o uso da água, aumentam as microfibras e os gases de efeito estufa e afetam o desmatamento em todo o mundo. Para mostrar o impacto que as nossas ações estão a causar no meio ambiente, a Lucy & Yak comparou os resíduos de Moda da Europa (em quilos) ao peso dos seus famosos monumentos.

Os 5 países que mais tecido desperdiçam

OS países europeus que desperdiçam toneladas de tecido incluem a França, que envia um total de 744,8 milhões de quilos de tecidos para o lixo. Isto equivale ao ponderado de 74 Torres Eiffel a cada ano. A Alemanha desperdiça 913,7 milhões de quilos de tecido todos os anos, que ficarão em aterros sanitários para se decompor nos próximos dois séculos. Esta quantidade de tecido é o equivalente ponderado de 30 Fernsehturm por ano. Estes dados, conduzidos por Lucy e Yak, revelam uma questão gritante e prevalente na indústria da moda europeia, que está a causar um grande efeito prejudicial ao meio ambiente.

1. Reino Unido – London Eye

Com uma população de 67 milhões e um total de 745 milhões de quilos de resíduos de tecido a cada ano, o Reino Unido é de longe um dos países mais perdulários nações da Europa – descartamos a mesma quantidade de tecido que o peso do London Eye todos os dias.

2. França – Torre Eiffel

Na França, sua população de 67 milhões produz um volume semelhante de resíduos em 744 milhões de quilos, que podem produzir o mesmo peso que a Torre Eiffel a cada quatro dias.

3. Itália – Torre Inclinada de Pisa

59 milhões de italianos produzem até 652 milhões de quilos de resíduos de tecido todos os anos, que é o peso equivalente a 44 exemplares da Torre Inclinada de Pisa a cada ano.

4. Portugal – Ponte Dom Luís

A população portuguesa de 10 milhões de habitantes produz cerca de 112 milhões de quilos de resíduos de tecido a cada ano, o que poderia criar a Ponte Dom Luís a cada 10 dias.

5. Alemanha – Fernsehturm Berlim

83 milhões de alemães desperdiçam o equivalente a 913 milhões de quilos de roupas a cada ano, o que poderia recriar o Fernsehturm Berlin a cada 12 dias. Isso significa eles criam o mesmo peso de resíduos que 30 versões deste marco a cada ano.

Agir agora para salvar o meio ambiente e as sociedades

Priscilla Oshunremi, da Yayzy, partilha os seus pensamentos sobre o impacto ambiental de colocar roupas em aterros sanitários. “Pode levar mais de 200 anos para os materiais se decomporem completamente. Não devemos esquecer que este processo é muito prejudicial ao meio ambiente. Geram gases de efeito estufa, gases tóxicos e produtos químicos que se infiltram nos solos e na água.”

“A questão é o termo ‘rápido’. É muito rápido e o modelo é linear. O termo não leva em consideração a vida após a morte do produto e não respeita o conceito de moda e materiais. É muito rápido e muito furioso. Da perspetiva ambiental, se agirmos agora, podemos aprender a apreciar a moda pelo que ela é – uma forma de expressão. Assim, podemos ver melhores comportamentos nas nossas decisões de compras, como alugar, emprestar e alternar a inserção na sociedade.”

Lucy Greenwood, fundadora da Lucy and Yak acrescenta que “o impacto da moda rápida – o pronto-a-vestir – no nosso meio ambiente é chocante”. “As consumidoras precisam de voltar a apaixonar-se das suas roupas e de perceber a versatilidade que os nossos tecidos podem oferecer. Troque roupas com as amigas, reutilize as roupas antigas transformando-as em algo novo e recicle-as, oferecendo-as a lojas de caridade, para que haja muito menos risco de serem enviadas para aterros sanitários, onde permanecerão por muito tempo.”

Impala Instagram


RELACIONADOS