Petróleo Brent sobe 3,7% devido a receios sobre abastecimento

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro subiu hoje mais de 3,7% no mercado de futuros de Londres devido a receios sobre o abastecimento, depois de a petrolífera britânica BP suspender a passagem de navios pelo Mar Vermelho.

Petróleo Brent sobe 3,7% devido a receios sobre abastecimento

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, negociava a 79,4 dólares cerca das 15:00, mais 3,72% em relação ao preço de encerramento na sexta-feira (76,55 dólares). Antes tinha descido para 75,84 dólares.

A BP informou hoje que decidiu suspender provisoriamente a passagem dos seus navios pelo Mar Vermelho, depois de várias embarcações terem sido alvo de ataques a partir da costa do Iémen.

Anteriormente grandes operadoras marítimas, como a dinamarquesa Maersk e a alemã Hapag-Lloyd, também decidiram suspender a passagem dos seus navios pelo Mar Vermelho, após ataques dos rebeldes Huthis do Iémen.

Os Huthis, próximos do Irão, avisaram que iriam atacar navios que navegassem ao largo da costa do Iémen e tivessem ligações a Israel, em resposta à guerra entre forças israelitas e o grupo islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.

EO // MSF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS