Nova Iorque negoceia em alta na última sessão do mês

Wall Street negociava hoje em alta, depois de a taxa de inflação nos Estados Unidos ter recuado para 2,4% em janeiro, o que constitui um sinal positivo para a Reserva Federal poder aliviar as taxas de juro.

Nova Iorque negoceia em alta na última sessão do mês

Pelas 14:46 horas em Lisboa, o índice Dow Jones Industrial subia 0,12% para 39.001,32 pontos, enquanto o Standard & Poor’s 500 valorizava 0,42% para 5.091,59 pontos e o tecnológico Nasdaq ganhava 0,35% para 21.243,77 pontos.

A taxa de inflação homóloga dos Estados Unidos recuou em janeiro para 2,4%, tendo a inflação subjacente atingido o valor mais baixo desde março de 2021, segundo o Departamento do Comércio.

O valor do índice PCE voltou assim a abrandar em janeiro, mantendo uma sequência de reduções consecutivas, e abrandando face aos 2,6% homólogos registados em dezembro.

No índice PCE, que é o privilegiado pela Reserva Federal (Fed), a chamada inflação subjacente, que exclui os preços da alimentação e da energia por serem mais voláteis, caiu para 2,8%, sendo o menor aumento em quase três anos.

No mês passado, a secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, tinha registado que a “inflação está sob controlo”.

A Fed tem marcada para 19 e 20 de março uma reunião de política monetária. Na última que realizou, em 30 e 31 de janeiro, o comité de política monetária da Reserva Federal decidiu manter as taxas de juro, que estão entre 5,25% e 5,50% desde julho passado.

JS (JO) // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS