Como incentivar a poupança através de incentivos fiscais

Especialista em finanças pessoais, Sérgio Rodrigues explica como “incentivar a poupança e o investimento responsável através de incentivos fiscais e programas de apoio”.

Como incentivar a poupança através de incentivos fiscais

“Portugal tem enfrentado desafios significativos em relação à literacia financeira nos últimos anos, mas há sinais encorajadores de progresso”, explica o especialista em finanças pessoais Sérgio Rodrigues. De acordo com o mais recente estudo da Comissão Europeia sobre literacia financeira, “os portugueses subiram um lugar no ranking, ocupando agora o penúltimo lugar na União Europeia“. “Embora isso represente uma melhoria em relação a 2020, altura em que ficámos classificamos na última posição, ainda há muito a ser feito para elevar os níveis de conhecimento financeiro no país”, afirma. Ou seja, os portugueses têm ainda muito a aprender, por exemplo no que se relaciona com investimento e poupança.

Poupança e investimento responsável

A literacia financeira desempenha um papel crucial na capacidade das pessoas para tomarem “decisões financeiras informadas e responsáveis“. A falta de conhecimento financeiro “pode levar a uma série de problemas, desde dificuldades em gerir o orçamento pessoal até à incapacidade de planear a longo prazo e de evitar riscos financeiros desnecessários”, alerta Sérgio Rodrigues.

Embora Portugal ainda tenha “um longo caminho a percorrer” em termos de literacia financeira, “é encorajador ver que houve algum progresso desde o último estudo”, saúda. Este avanço “demonstra que as iniciativas de educação financeira implementadas nos últimos anos estão a começar a dar frutos”.

Para continuar a subir no ranking e melhorar os níveis de literacia financeira em Portugal, “é importante adotar uma abordagem abrangente” que tenha em consideração “diversos aspetos do conhecimento financeiro“. “Existem alguns pontos que me parecem essenciais para que possamos continuar a melhorar a literacia financeira dos portugueses”, esclarece o especialista, que podem ser consultados com mais pormenor no artigo de opinião Portugal e a Literacia Financeira: Rumo à Melhoria.

Impala Instagram


RELACIONADOS