Greve surpresa leva ao encerramento do Túnel da Mancha “até novo aviso”

Uma greve surpresa dos funcionários franceses da Eurotunnel, empresa gestora do Túnel da Mancha, levou ao encerramento da estrutura, por onde não passam comboios desde o meio-dia de hoje.

Greve surpresa leva ao encerramento do Túnel da Mancha

De acordo com a agência de notícias France-Presse, todos os comboios Eurostar que circulam no túnel, bem como os veículos que transportam carros e camiões estão bloqueados até novo aviso.

A greve, convocada pelos sindicatos franceses, levou à “interrupção total do serviço e ao encerramento dos nossos terminais em França e no Reino Unido”, afirmou a Getlink, empresa-mãe da Eurotunnel, em comunicado.

“As organizações sindicais rejeitaram o bónus excecional de 1.000 euros anunciado no final do ano pela direção e convocaram uma greve para exigir o triplo do valor”, explicou a empresa.

O anúncio do cancelamento dos comboios da tarde para Paris, Bruxelas (Bélgica) e Amesterdão (Países Baixos) a partir da estação de St. Pancras, em Londres, apanhou os passageiros desprevenidos, segundo um jornalista da AFP presente no local.

Os muitos viajantes que planeavam regressar a França ou à Bélgica para as férias recorreram aos seus telefones para tentar alterar o bilhete para o dia seguinte, ou para reservar rapidamente um dos voos ainda disponíveis a partir da capital britânica.

Os funcionários de receção e segurança da estação — que pareciam igualmente apanhados de surpresa — também tiveram que retirar os passageiros que já tinham passado pelos controlos de segurança e estavam na plataforma, disseram os viajantes.

Na estação Lille-Europe, Nick, um britânico de 45 anos, tentava entender o que se estava a passar: “Não sabemos como vamos regressar a Londres hoje e dado o e-mail que recebemos, parece que não haverá mais comboios durante o dia”, lamentou.

MPE // JNM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS