Governo dá 4 mil euros para compra de carro elétrico

Primeiros 1.300 portugueses que comprarem vão receber a verba, desde que o preço do veículo não ultrapasse os 62.500 euros.

Governo dá 4 mil euros para compra de carro elétrico

O Orçamento do Estado (OE) para 2022 vai dar um bónus de quatro mil euros aos primeiros 1.300 contribuintes que se candidatarem à compra de um carro elétrico novo cujo preço (com IVA) não ultrapasse os 62.500 euros. Esta foi uma das principais novidades destacadas pela consultora Deloitte, que analisou as contas do Estado. Trata-se de um acréscimo de mil euros por comparação com o de 2021. No total são 5,2 milhões de euros que foram alocados àquele benefício fiscal. Para os ligeiros de mercadorias a ajuda sobe para os seis mil euros por carro, mas neste caso somente para os 150 primeiros.

É urgente baixar impostos

Os fiscalistas da consultora não têm dúvidas sobre a necessidade de aliviar os impostos. “É preciso tornar o IRS menos progressivo”, diz Luís Belo. O mesmo fiscalista acrescenta que “a classe média está carregada de impostos”. Também o tecido empresarial considera que o OE ficou muito aquém das necessidades da economia real, e os empresários esperam que as contas de 2023 tragam melhores expectativas.

Com este simples acessório pode ter uma bicicleta elétrica
Ciclista inventou dispositivo simples e portátil que transforma instantaneamente qualquer bicicleta numa bicicleta elétrica. “Clip” pesa apenas três quilos e atinge os 24 quilómetros por hora. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS