Fosun avança com venda de 5,60% do BCP mas mantém posição acima dos 20%

Os chineses da Fosun avançaram com a venda de até 5,60% da sua posição no BCP, através da sociedade Chiado, segundo um comunicado ao mercado, mas têm intenção de manter uma “participação acima de 20%”, disse o banco.

Fosun avança com venda de 5,60% do BCP mas mantém posição acima dos 20%

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Chiado, sediada no Luxemburgo, deu conta da sua “intenção de proceder à alienação de até 846.000.000 ações representativas de até 5,60% do capital social” do BCP.

Fonte oficial do banco, por sua vez, disse que “o Millennium bcp foi informado que a intenção da Fosun é de manter uma participação acima dos 20%, permanecendo como acionista de referência”.

Na nota publicada pela CMVM, a Chiado disse que “irá proceder ao lançamento de uma oferta particular das ações através de um processo de ‘accelerated bookbuilding’ dirigido exclusivamente a investidores institucionais qualificados”, indicando que, após esta colocação, “a Chiado manterá 3.027.936.381 ações do BCP, sujeitas a um ‘lock-up’ de 60 dias”.

“Os termos finais da colocação serão anunciados após conclusão do processo de ‘accelerated bookbuilding’ [colocação rápida de ações junto de investidores] que se antecipa que deverá ocorrer amanhã [terça-feira] antes da abertura do mercado”, adiantou.

De acordo com últimos dados disponíveis no ‘site’ do banco, de 30 de junho do ano passado, o grupo Fosun detinha nessa altura 29,95% do BCP.

A Fosun entrou no capital do BCP em 2016, tendo, na altura investido quase 174,6 milhões de euros para comprar 16,7% do capital do banco.

 

 ALN (VP/IM) // MSF

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS