Fed decide sobre taxas de juro e espera-se sinais sobre descidas

A Reserva Federal (Fed) norte-americana começa na terça-feira uma reunião de dois dias para decidir se mantém as taxas de juro, no meio de dúvidas sobre quando terá início a sua descida.

Fed decide sobre taxas de juro e espera-se sinais sobre descidas

Nos Estados Unidos, a inflação está no bom caminho, o crescimento tem ficado acima do esperado e a taxa de desemprego continua muito baixa.

“O debate sobre a redução das taxas vai dominar a ordem do dia”, afirmou o economista Gregory Daco, da EY Parthenon, citado pela AFP.

Os responsáveis do banco central norte-americano assinalaram em meados de dezembro, quando teve lugar a última reunião de política monetária, que antecipam três ou quatro descidas ao longo deste ano, mas sem precisar quando seria iniciado esse movimento.

Na sexta-feira, o índice de evolução de preços favorito da Fed, o PCE, mostrou que a inflação subjacente (que exclui os preços da alimentação e da energia) ficou em dezembro no nível mais baixo em quase três anos, 2,9%.

Em ritmo anualizado, projetando como seria a evolução da inflação com a mesma cadência, o nível pretendido pela Fed, de 2%, poderá mesmo ser atingido em breve.

Os números da inflação “mantêm a esperança do mercado” de ver um primeiro corte nas taxas em março, ou seja, na próxima reunião, “mas ainda penso que é um pouco prematuro”, disse Jay Bryson, economista-chefe do banco Wells Fargo.

“A trajetória da inflação vai traduzir-se por um primeiro corte das taxas em maio”, segundo Gregory Daco.

Na sua opinião, “mesmo que uma flexibilização da política monetária em março fosse sensata, essa não será forçosamente a via escolhida”.

As taxas estão desde julho entre 5,25 e 5,50%, o nível mais alto desde 2001, após sucessivas subidas para travar a inflação.

Para Rubeela Farooqi, economista-chefe do HFE, “o momento exato [para a iniciar a descida dos juros] depende dos dados que serão publicados em relação ao mercado de trabalho, à inflação e ao crescimento”.

A mesma analista disse que antecipa uma descida “até meio do ano”, mas não afasta que o início desse movimento possa começar mais cedo.

A economia norte-americana ficou longe das previsões de uma recessão em 2023, dado que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acelerou em relação ao ano anterior para 2,5% e a taxa de desemprego mantém-se perto dos níveis mais baixos em 50 anos, situando-se em 3,7% em dezembro.

O comité de política monetária do banco central recebe todos os anos na sua reunião de janeiro quatro novos membros com direito de voto.

Em 2024, as presidentes dos bancos da Fed de Cleveland, Loretta Mester, e de São Francisco, Mary Daly, poderão votar, assim como os de Richmond, Tom Barkin, e de Atlanta, Raphael Bostic.

As decisões serão anunciadas no final da reunião na quarta-feira e explicadas em conferência de imprensa pelo presidente da Reserva Federal, Jerome Powell.

EO // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS